A vereadora do Recife, Jô Cavalcanti, foi escolhida como pré-candidata ao Senado Federal em 2026 pelo Diretório Estadual do PSOL em Pernambuco. O anúncio foi realizado na manhã de quarta-feira (3). De conhecimento público, a vereadora já estava sendo convidada por lideranças e dirigentes psolistas para ser pré-candidata. O presidente estadual da legenda, Samuel Herculano, destacou que o nome de Jô foi apresentado ao Diretório Estadual e contou com a concordância dos diversos setores do partido.
“Nossa vereadora do Recife teve seu nome ratificado por unanimidade. Não houve divergências sobre a indicação de Jô Cavalcanti para concorrer ao Senado. É uma liderança de luta, com longa trajetória nos movimentos sociais, na luta por moradia, trabalho digno, contra o racismo e o machismo“, afirmou.
“É urgente que mulheres negras, periféricas e do campo progressista ocupem cadeiras no Congresso Nacional. A luta nos mostra que o povo tem que estar no centro do poder e, infelizmente, o Senado ainda é um espaço de maioria conservadora, com pouca representação de mulheres e de pessoas negras. Nós podemos mudar isso“, afirmou Jô.
Com a falta de divergências nas escolhas dos nomes do ex-vereador Ivan Moraes, para o governo, e Jô Cavalcanti, para o Senado, o PSOL demonstra unidade para enfrentar o cenário político no Estado. A indicação de Moraes, inclusive, foi a primeira da história do partido que teve unanimidade para concorrer ao Poder Executivo de Pernambuco.
Sobre Jô Cavalcanti
Jô Cavalcanti é mulher negra, feminista, mãe de Gabriel, camelô, militante da luta do comércio informal e coordenadora nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto). Foi deputada estadual pelo mandato coletivo Juntas e hoje está vereadora do Recife pelo PSOL, num mandato com foco nos direitos da população negra e periférica.