Na próxima etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Bahia, em novembro deste ano, apenas os animais com idade até 24 meses serão vacinados.
O parecer favorável do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Superintendência Federal da Agricultura na Bahia, beneficia aproximadamente 265 mil pecuaristas em 409 municípios baianos.
No total, cerca de 6,5 milhões de animais adultos deixarão de ser vacinados, representando uma economia da ordem de R$ 10,5 milhões para os criadores do Estado. Esse montante poderá ser investido na qualificação do rebanho, consolidando a atividade pecuária em todo o território baiano.
Ainda conforme o parecer do Mapa, os oito municípios componentes da Zona de Proteção (Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes) deverão continuar vacinando todos os animais – jovens e adultos – para manter o rebanho livre da doença, já que fazem divisa com estados caracterizados com estatus sanitário de médio risco.



Boa idéia, diminuirá bastante nas compras da vacina aftosa.