Prorrogada em PE campanha de multivacinação e de imunização contra pólio

por Carlos Britto // 06 de setembro de 2022 às 13:31

Foto: Miva Filho/SES-PE divulgação arquivo

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), Pernambuco prorrogou, por mais 25 dias, a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha de Imunização contra a Poliomielite. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes, principalmente da faixa etária de 1 a 4 anos, contra a pólio, já que o Estado ainda não alcançou a meta de 95% da população-alvo vacinada para a doença. Agora, os municípios pernambucanos têm até o dia 30 de setembro para intensificar as ações e estratégias de imunização.

Segundo levantamento do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), a cobertura geral vacinal contra a doença é de 46,87%. “Os esforços dos municípios com o apoio do Estado têm surtido efeito nas coberturas das populações prioritárias. Mesmo assim, ainda não conseguimos atingir a meta, o que é preocupante, pois deixamos um grande contingente de suscetíveis“, alerta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem reforçado junto aos gestores municipais a importância da mobilização coletiva para aumentar as taxas de cobertura e aproximar os responsáveis pela população-alvo dos serviços de saúde para a vacinação.  “As coberturas vacinais abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%, elevam o risco de reintrodução de doenças, como a poliomielite, em nosso território e possibilita o surgimento de bolsões de crianças e adolescentes desprotegidas contra as doenças consideradas imunopreviníveis“, explica a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.