Proposta do 1º Salão de Turismo do Vale terá lançamento no Recife

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2021 às 21:33

Foto: arquivo/Blog do Carlos Britto

O Vale do São Francisco e suas riquezas culturais, históricas e naturais serão a tônica do 1º Salão de Turismo que acontecerá no município de Petrolina. A proposta também será oficialmente apresentada no Recife para empresários, operadores, guias turísticos e outros convidados nesta quarta-feira (17), às 10h, no Centro Cultural Cais do Sertão, com um coquetel de lançamento. O evento terá a presença do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes e será transmitido pelo Instagram (@salaodeturismovsf).

Na oportunidade, a comissão organizadora do Salão apresentará o potencial da região, além dos objetivos, resultados esperados e metas do projeto pioneiro no sertão nordestino. A iniciativa já tem a parceria de mais de 20 cidades de Pernambuco e da Bahia, que enxergam na proposta a possibilidade de fomentar toda a cadeia turística do Vale do São Francisco.

O desenvolvimento do nosso turismo passa pela discussão de políticas públicas para capacitação profissional e o fortalecimento dos negócios locais. O potencial é gigantesco e o salão vai funcionar também como uma grande vitrine turística das cidades ribeirinhas do Velho Chico“, destaca Luciano Correia, um dos idealizadores da proposta.

Programado para acontecer de 28 de abril a 1º de maio de 2022, o 1º Salão de Turismo do Vale terá uma estrutura de aproximadamente 5.000 m², na Orla de Petrolina, com exposições, palestras, workshops, simpósios, espaço gastronômico, artesanato local, rodadas de negócios e uma programação vasta de capacitações.

O lançamento regional do salão aconteceu no último dia 4 de novembro, em Juazeiro (BA), também às margens do Velho Chico. O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de Turismo da região, representantes de instituições de ensino, lideranças políticas e outros convidados. Depois da capital pernambucana, a proposta será lançada também em Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Organização

Idealizado por Luciano Correia e Gilberto Pires, o 1º Salão de Turismo do Vale tem como realizadores a Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e a Criatur. A correalização do evento é da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), do Governo da Bahia e de mais de 20 prefeituras da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *