Proposta de tombamento das ruínas da igreja submersa de Petrolândia é aprovada pela Fundarpe

0
Foto: Reprodução

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) aprovou a proposta de tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. A publicação foi feita na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

No texto, a Fundarpe afirma que o tombamento foi deferido em razão da relevância histórica e simbólica da igreja. “A ação visa a assegurar ao bem em exame até a resolução final, o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual”, destaca.

Em 1987 a cidade de Petrolândia foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível. As ruínas simbolizam esse evento que carrega até hoje o sentimento e a memória do lugar. As visitas ao local são feitas com barco e catamarã diariamente no trajeto para a ilha, ou de uma localidade para outra na borda do lago. Também é possível fazer mergulho nas ruínas totalmente submersas do antigo município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

11 − cinco =