Proposta de Fundação Estatal é apresentado a Câmara de Juazeiro

por Carlos Britto // 11 de março de 2009 às 06:10

O Diretor de Atenção Básica da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Heider Aurélio Pinto, apresentou ontem à Câmara de Vereadores de Juazeiro a proposta de criação da Fundação Estatal de Saúde que necessita de uma lei autorizativa do município.

A Fundação seria o instrumento de suporte técnico e de pessoal para o comando das políticas de saúde municipais. Médicos e pessoal técnico serão contratados pela Fundação, deixando de existir contratações locais. “A Fundação não é um órgão do Estado.É uma Instituição inter federada e as suas decisões valerão para toda a Bahia”. Lideranças ligadas às políticas de saúde, Pedrina Maria e João Leopoldo, discordaram da proposta: “Isto é o novo nome de privatização” – dispara Pedrina. “É uma decisão arriscada entregar as decisões locais ao Estado” – aponta Leopoldo.

Heider discorda. Para ele, apesar das decisões de contratar, estabelecer metas e salários, o município não perde autonomia: “A Fundação abre oportunidade de carreira para médicos, diminui custos e aumenta a produtividade”. “A política de saúde continua sendo do município” – assegura.

Com a discussão inconclusa, por sugestão do Presidente da Câmara, Vereador Zó, ficou estabelecido que será marcada uma audiência pública para se aprofundar a discussão.

Fonte: A Noticia do Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *