Projeto virtual pretende democratizar conhecimento jurídico aos sertanejos

0

Vislumbrar a democratização do conhecimento jurídico, despertando no sertanejo de comunidades carentes a possibilidade de enxergar-se enquanto sujeito de direito. Esse é o maior objetivo do Projeto ‘Sertão Civil’, que começa daqui a pouco pelas redes sociais.

O projeto, segundo seus idealizadores, perpassa pela interdisciplinaridade, que busca fomentar a cidadania, assistência social, disseminar os Direitos Humanos, Direito Constitucional, bem como apresentar a comunidade os institutos de Direito Civil, ramo do Direito Privado, desde o nascimento até a morte e os efeitos que dela decorrem.

A partir de obras da literatura nordestina, cordel, músicas, poesias, artes visuais e teatro, a iniciativa abordará noções de Direito. O mesmo incialmente será disponibilizado de forma online. Haverá a preparação teórica dos juristas, advogados, juízes, promotores de justiça, delegados, acadêmicos de Direito, poetas e artistas musicais. As ilustrações que compõem o projeto são do artista plástico Sérgio Amorim.

O projeto será veiculado nas nossas plataformas digitais Youtube e Instagram (@juriepico, @epico.cultural, @_wagner_araujo), e será feita a divulgação de forma virtual, pelas redes sociais e rádio (confiram o serviço no link). Para a eficaz realização do projeto será feita a retomada do estudo de obras historiográficas e literárias acerca da temática, pesquisa jurídica para orientação. Resumo de “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, “Os sertões” de Euclides da Cunha e “Grandes sertões veredas” de João Guimarães Rosa, inter-relacionando aos aspectos de Direito. Haverá a preparação teórica dos juristas e acadêmicos de Direito.

Lives

Nesta sexta (16) e sábado (17) acontecerão as apresentações culturais e as discussões teóricas de juristas, em formato de live. A partir destas discussões, haverá a elaboração de uma cartilha com orientações jurídicas. com os temas estudados e debatidos, será elaborada em linguagem popular e acessível, para que o projeto cumpra seu escopo. As inscrições serão gratuitas e será disponibilizado um certificado de 10 horas de atividade de extensão aos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

5 × três =