Projeto ‘Tricotando’ leva história da Dança para crianças de Petrolina

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2022 às 21:30

Elenco da Cia de Dança do Sesc Araripina/foto: arquivo pessoal

“Olhares infantis para o movimento”. Esse é o tema da edição 2022 do Projeto ‘Tricotando’, realizado pelo Coletivo Trippé, com incentivo do Funcultura do Governo de Pernambuco. A programação, que conta com minicursos, espetáculos, palestras e mesas-redondas, será realizada até o domingo (13) em diversos espaços de Petrolina, de forma gratuita.

Hoje (11), as ações começaram pela manhã com um minicurso ministrado pela paulista Isabel Marques, que até amanhã apresenta para os participantes seus processos de criação chamados de “circuitos coreológicos”. Mais tarde, às 20h, ela ministrará a palestra ‘Textos e contextos da dança/educação’, na Biblioteca do Sesc.

A programação do dia também conta com dois espetáculos. O Cineteatro do CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, recebe às 15h o espetáculo ‘Onde Guardo Minha Infância’, da Cia de Dança do Sesc Araripina (foto). Já às 17h, a Cia Etc do Recife (PE) apresenta o “Tandan”, na Sala de Dança do Sesc.

No sábado (12), o projeto volta ao Cineteatro do CEU com o espetáculo “Debaixo D’Água”, do Coletivo Trippé, também às 15h. Depois, a programação segue na Biblioteca do Sesc com a palestra ‘A prática da Mediação Cultural no chão da escola’ de Poliana Bicalho, de (Salvador (BA), às 19h, e uma mesa-redonda para crianças sobre a criação da Dança, com artistas desta edição, às 20h.

O Parque Municipal Josepha Coelho, no Centro da cidade, sedia o último dia de ações. Durante todo o dia, os grupos artísticos estarão em intercâmbio no minicurso ‘Dançando no Escuro’, da Cia Etc. Na Arena 2, às 17h, será apresentado o espetáculo ‘Eu Cá Com Meus Botões’, criação do bailarino Adriano Alves, com direção de Thom Galiano. As ações se encerram com uma mesa-redonda sobre projetos com programação infantil, às 18h, com Poliana Bicalho representando o Festival Petiz, e Thom Galiano o festival Guri.

Programação

O projeto Tricotando é realizado pelo Coletivo Trippé desde 2012, investindo no intercâmbio entre grupos como espaços de aprendizagem coletiva. Essa edição conta com o incentivo do Governo do Estado, através do Edital Funcultura Geral. A produção é assinada pela Pipa Produções e há o apoio institucional do Sesc Petrolina. A programação completa pode ser conferida no link disponível no Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.