Projeto sobre profissões incentiva alunos da rede municipal de ensino em Juazeiro

2
(Foto: Divulgação)

O Projeto ‘Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar’, vem incentivando os alunos do 9º ano, com idade entre 14 e 16 anos da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA).

A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, foi a professora convidada para participar do Talk Show (Bate Papo), uma das ações do projeto, juntamente com o médico Argos Azevedo, o jogador de Futebol de 5 da Seleção Brasileira Raimundo Nonato, o profissional de Comércio Exterior Willian de Souza, ex-aluno e o estudante de administração do IFBA Pedro Lima.

Durante três dias, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as histórias de profissionais de várias áreas como professor, médico, jogador de futebol, policial, nutricionista, advogado, entre outros. Willian de Souza, ex-aluno da Escola Terezinha contou um pouco da sua trajetória como profissional de Comércio Exterior e da força de vontade, determinação e dos desafios para entrar na universidade e conseguir realizar um dos seus sonhos.

Estou muito feliz em retornar ao Terezinha onde estudei há muitos anos e encontrar essa escola estruturada, com ares-condicionados nas salas. Na minha época não era assim. E ainda ter oportunidade de passar para os alunos um pouco da minha experiência, o que faz o profissional de comércio exterior, além das vantagens e dificuldades da área e como é possível alcançarmos nossos sonhos. Quero parabenizar ao professor e a escola pela iniciativa”, disse Willian.

É um projeto interessante que nos motiva a estudar ainda mais para conseguir realizar os nossos sonhos profissionais. Para mim foi muito importante, tinha muitas dúvidas a respeito da profissão que quero seguir, mas depois da entrevista de ontem, decidi que vou ser policial”, contou o aluno Leanderson Soares.

O idealizador do projeto, professor Elionaldo Bringel, contou que a ideia surgiu após avaliar que muito alunos da escola não conseguem ingressar na universidade, muitas vezes por não acreditarem no seu potencial para realização dos sonhos. “Estou muito feliz com o resultado e aceitação dos alunos, e isso nos motiva a continuar realizando este trabalho. O projeto, além de envolver os alunos do 9°, também trabalha outras ações das turmas do 1° ao 8° ano, e o EJA. Vamos também realizar visitas com eles nas universidades e no IFBA”, informou.

O deficiente visual e medalhista de ouro nas Olimpíadas 2016 no futebol de 5, Raimundo Nonato, contou a sua história de luta e superação, quando saiu do Interior de Pernambuco para buscar o seu sonho de ser jogador de futebol da seleção brasileira. “Fico muito feliz em compartilhar com essa juventude a minha história e também aprender com as experiências de outros profissionais que foram enriquecedoras. Agradeço e parabenizo o professor pelo projeto”, ressaltou o jogador.

Importância

A secretária Lucinete falou da importância de escolher uma profissão que traga alegrias e satisfação diárias, e também contou um pouco da sua história como professora alfabetizadora. “Quero parabenizar e agradecer ao professor Elionaldo pelo projeto, à gestora Cátia pelo trabalho que desenvolve no Terezinha, e dizer da alegria de ter a oportunidade de falar com esses jovens, dando orientações e motivações para que eles acreditem sempre nos seus sonhos”, finalizou. Cátia Dias também agradeceu aos profissionais que participaram do evento e parabenizou o professor pelo projeto e o excelente trabalho que desenvolve com os alunos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome