Projeto que leva mutirão de atendimentos para pacientes com doenças neuromusculares chega a Salgueiro neste fim de semana

0
Foto: Superintendência de Comunicação/SES-PE

Salgueiro (PE), no Sertão Central, receberá neste final de semana o Projeto ‘InterAÇÃO’ – iniciativa da Associação dos Amigos e Familiares de Doenças Neuromusculares (Donem) com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O cronograma inclui um mutirão de atendimentos voltados a esse tipo de doença, além de circuito de palestras sobre o assunto para profissionais e estudantes da área.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (30) e sábado (31). O mutirão acontecerá na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), das 8h às 15h da sexta, com capacidade para realização de 60 atendimentos. Os pacientes com suspeita ou diagnóstico devem agendar o atendimento previamente, através do número (87) 98824-1081.

No primeiro dia, os pacientes inscritos no mutirão devem passar por avaliação com neurologista, cardiologista, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, além de receber suporte, quando necessário, de profissionais de assistência social. Além de usuários da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), a expectativa é atender também pacientes de municípios próximos, Serra Talhada, na XI Geres, Ouricuri e Araripina, ambas na IX Geres.

Os pacientes atendidos no mutirão que tiverem diagnóstico fechado para doença neuromuscular serão inseridos na rede estadual de assistência. Já no sábado, das 8h às 18h, será a vez do circuito de palestras, na Gerência regional de Educação (GRE), para o mesmo público-alvo. Entre os assuntos da programação, cuidados cardiológicos em pacientes com doenças neuromusculares e princípios da reabilitação motora nas diferentes fases desses tipos de doenças. Os interessados podem se inscrever pelo link do evento.

Encerramento

O InterAÇÃO, que já passou por Caruaru, no Agreste; e Arcoverde e Petrolina, no Sertão, encerrará a caravana de mutirões e palestras no Recife em setembro. Além da SES-PE, a Donem conta com o apoio de diversas alianças e associações de doenças raras e neuromusculares. A entidade, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão divulgar as doenças neuromusculares, promovendo a conscientização e dando apoio a pessoas que convivem com a doença, além de trabalhar para fortalecer o diagnóstico e o tratamento adequado. Segundo a Donem, cerca de 650 pessoas convivem com algum tipo de doença neuromuscular em Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome