Projeto destinado à interiorização da cultura de Pernambuco chega ao Agreste e Sertão

0
Crédito: Rodrigo Ramos/divulgação

Com a proposta de reforçar a política de interiorização da cultura no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), levará o Projeto ‘Outras Palavras’ aos municípios de Buíque (Agreste) e Arcoverde (Sertão do Moxotó), respectivamente nesta quarta (23) e sexta-feira (25). Além de visitar escolas públicas da região com Patrimônios Vivos e artistas do estado, o projeto passará pela Feira Literária do Sertão (Felis) e terá uma edição na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde, que abriga adolescentes em conflito com a lei.

Nesta quarta os estudantes da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo, em Buíque, vão conversar com Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e a escritora Ezter Liu, vencedora do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro ‘Das tripas coração’. Em paralelo, o artista Maggo MC oferecerá uma oficina de rimas, de amanhã a sexta, na unidade da Funase Arcoverde. Já na sexta, Ezter Liu e Maggo MC participarão da programação na Felis.

Segundo o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, “por meio dessa iniciativa os jovens das escolas públicas poderão conhecer de perto manifestações da cultura pernambucana. No caso de Buíque, por exemplo, terão a oportunidade de conversar com um mestre da cultura popular da região, o Assis Calixto, que recebeu este ano o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco“.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, destaca ainda a participação do Outras Palavras na Feira Literária do Sertão, realizada pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). “A ideia é que nessas feiras vamos valorizar o ator cultural de cada região, dando oportunidade a pessoas que estão querendo promover sua arte, fazendo um bonito retrato da cultura pernambucana“, declara Canuto.

Parceria

A Felis faz parte da primeira edição do Circuito Cultural de Pernambuco, uma parceria entre a Secult-PE/Fundarpe e a Cepe, com a proposta de ampliar as ações de interiorização da cultura já consolidadas – feiras e tendas literárias – em  13 municípios do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome