O Bioma Caatinga é o cenário e a inspiração do Projeto ‘Traços de Liberdade — Moda e Identidade’, uma produção que une arte, representatividade e inclusão em um ensaio fotográfico realizado no semiárido pernambucano. A iniciativa celebra a beleza e a força desse território único, revelando sua diversidade e resiliência por meio da moda.
O trabalho resultou em um foto-livro virtual, apresentado em cards digitais, que combinam moda inclusiva com elementos da caatinga, propondo uma reflexão sobre padrões estéticos e ampliando o debate sobre acessibilidade e representatividade no universo da moda.
Idealizado e dirigido por Nanny Silva, com direção de fotografia de Wanderson Oliveira, o projeto foi desenvolvido com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina (PE). Mais do que um ensaio, “Traços de Liberdade” se apresenta como um manifesto visual.
“A importância de realizar esse projeto é transformar ideias, promover aprendizado, gerar oportunidades e contribuir para a autoestima de pessoas com deficiência, mostrando que não existe um padrão de beleza”, destaca Nanny. O resultado completo do ensaio pode ser conferido no Instagram oficial do projeto: @tracos_de_liberdade.


