A segunda etapa do projeto de boiamento do Rio São Francisco foi concluída na sexta-feira (7), em Juazeiro (BA), com a instalação de boias de sinalização nas margens do rio. A iniciativa contempla a Ilha do Fogo e a área dos caiaques, locais frequentados por banhistas, turistas e famílias.
A primeira etapa havia sido concluída em fevereiro, com a instalação de boias na área da Marinha. O objetivo é delimitar os espaços destinados ao banho e separá-los das áreas de circulação de embarcações, contribuindo para reduzir o risco de acidentes envolvendo jet-skis e outros veículos aquáticos.
Além da sinalização, as boias podem servir como apoio em situações de emergência, permitindo que banhistas se segurem nos flutuadores ou nas cordas até a chegada do socorro. Segundo informações dos responsáveis pelo projeto, não foram registrados acidentes, incidentes ou afogamentos no trecho que recebeu a primeira etapa do boiamento, desde a instalação das estruturas.
A iniciativa terá novas fases e deverá ser ampliada para outros pontos de grande movimentação, como a região da estátua do Nego d’Água, a Ilha do Rodeadouro e outros trechos que necessitem de reforço na sinalização. Durante a entrega da segunda etapa, também foi lançado o Programa ”Guardiões do Rio’, voltado à educação ambiental. A iniciativa será desenvolvida com estudantes da rede municipal de ensino, com ações de conscientização sobre a preservação do Velho Chico e o uso responsável do espaço.


