Projeto de barragens no Submédio São Francisco preocupa sertanejos

1

07ago2014 Almacks Luiz debate projeto de barragens no Submedio Foto_André Santana AscomCBHSFO projeto de construção de duas barragens na região do Submédio São Francisco foi o destaque das discussões no primeiro dia da reunião ordinária da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/ CBHSF. O encontro, realizado na última quinta-feira (7) no município de Curaçá, reuniu membros do CBHSF, autoridades locais e moradores, representados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens/MAB.

“Os projetos governamentais preocupam-se apenas com os impactos ambientais e esquecem os impactos sociais, os sentimentos envolvidos, as histórias e tradições interrompidas e os hábitos e costumes que formam a identidade dos povos da bacia, como indígenas e quilombolas“, denunciou Almacks Luiz Silva, do Comitê da Bacia do Rio Salitre, integrante do CBHSF.

Almacks apresentou o projeto do Governo Federal para construção das barragens de Pedra Branca e Riacho Seco, com os valores investidos, previsão de energia produzida e pessoas afetadas pelo projeto. “Somente no município de Orocó, Pernambuco, cerca de quatro mil moradores serão deslocados. Ao todo serão mais de 11 mil pessoas“. Os participantes lamentaram a ausência de representantes da CHESF, responsável pelo projeto, para discutir com os moradores. (da Ascom)

1 COMENTÁRIO

  1. O nosso rio precisa é da execução das obras de revitalização e não de mais barragens, pois o rio já está sem forças o suficiente para mover as que já existem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

onze + 12 =