A 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro e a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) realizam amanhã (04), no Perímetro Irrigado de Curaçá mais uma etapa do projeto Campo Limpo, que tem como objetivo o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenas propriedades na zona rural do município. Na oportunidade serão realizadas também palestras educativas sobre assuntos como as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos, a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), e a necessidade da tríplice lavagem das embalagens vazias. Os trabalhos de recolhimento, retirada de rótulos, classificação e embalagem são realizados em parceria com os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atuam no perímetro.
Todo o material recolhido é prensado e encaminhado a empresas de reciclagem ou incinerado.
A programação no Perímetro Irrigado de Curaçá é a seguinte:
Das 9 às 12 horas uma equipe estará no Centro Administrativo UPROPIC, atendendo produtores do Núcleo Habitacional 1, e outra equipe faz o recolhimento no lote de número 188, localizado no NH 3.
À tarde, das 14 às 16 horas o recolhimento será próximo aos Clubes Sociais dos Núcleos Habitacionais 2 e 4.
No dia 11 a campanha chega até o Perímetro Irrigado de Pedra Branca.
A destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos ajuda na preservação da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, e é prevista em lei federal.



