Programas sociais tocados pela União devem ser reavaliados para 2017

por Carlos Britto // 25 de abril de 2016 às 16:33

dilma/elza fiúza/ABrCom Dilma Rousseff ou Michel Temer à frente do Palácio do Planalto, os programas sociais tocados pela União devem ser reavaliados para 2017. Sem dinheiro no caixa, a área econômica da petista começou a analisar os programas sociais para reduzir o volume de subsídios, além de impor mais critérios para ter acesso aos benefícios. Mesmo com forte oposição do PT, o governo criou, no início deste mês, o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP) para avaliação da eficácia do impacto das políticas e de programas selecionados e propor alternativas de ajustes. No mesmo sentido, especialistas que auxiliam o peemedebista também sugerem que ele deve promover uma revisão nos programas.

Desde o início do segundo mandato, o governo Dilma Rousseff cortou recursos para o programa Ciência Sem Fronteiras, mexeu nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e reduziu verbas para o Pronatec, de qualificação profissional dos trabalhadores. O governo chegou a criar um grupo de trabalho para analisar quais programas sociais poderiam ser cortados para ajudar no cumprimento da meta fiscal. O prazo para a conclusão do grupo de trabalho terminou sem o governo apresentar um plano de avaliação dos programas.

Segundo a área técnica do governo, um dos obstáculos para avançar nesse trabalho é a dificuldade política de apresentar mudanças nos programas sem perder apoio da população. Oito dos nove principais programas sociais que entraram em vigor ou tiveram seu auge nos governos Lula e Dilma perderam recursos no ano passado, segundo levantamento com base em dados do Orçamento da União. Dos oito programas sociais afetados, quatro tiveram corte nominal e outros quatro perderam verba por causa da inflação, que em 2015 registrou a maior alta desde 2002. Ou seja, até programas que tiveram mais orçamento em termos nominais viram seu valor ser corroído e registraram perda real em relação a 2014. (fonte: Correio Braziliense/foto reprodução)

Programas sociais tocados pela União devem ser reavaliados para 2017

  1. Maria do Socorro - a legítima disse:

    Vejam bem: GOVERNO FALIDO! Depois que Dilma sair, vão creditar a falência aos sucessores – Coisa de Petistas

    1. Rafael disse:

      E as coisas que derem errado no governo sucessor, vão culpar os petistas! Coisas da política brasileira!

  2. ELEITOR SÁBIO. disse:

    Falido um país que arrecada impostometro.

  3. Maria do Socorro - a legítima disse:

    Os PeTistas corruPTos já são culpados por tudo de ruim que está acontecendo nesse país. A roubalheira foi tanta, que faliu o Brasil.
    O primeiro passo é tirar essa quadrilha do poder. depois veremos. Podemos fazer um caminho diferente para um futuro melhor – sem comunistas bolivarianos. Minha bandeira jamais será vermelha;.

  4. evandro amorim disse:

    Vejam só o que este desgoverno quer cortar: Programa Ciência sem Fronteiras e FIES. Programas de incentivo ao jovem que busca estudar e crescer na vida sem ter que depender de esmolas do governo para o resto da vida. Bolsa Família e Auxílio Reclusão que não exigem nada em troca (ou melhor: exige o voto) o pethe não corta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.