Programação pelos 521 anos do Velho Chico em Juazeiro celebra preservação ambiental

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2022 às 21:34

Foto: Marcel Cordeiro/Ascom PMJ/Seduc

Em Juazeiro (BA), as secretarias de Meio e Ordenamento Urbano (Semaurb) e de Educação e Juventude (Seduc) da prefeitura realizaram nesta sexta-feira (14) um evento intitulado ‘Rio Preservado, Futuro Assegurado’, alusivo ao mês em que se comemora os 521 anos de descobrimento do Rio São Francisco. A programação aconteceu no Parque Fluvial, Orla Nova, e reuniu estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade.

Com muita animação e ludicidade, a programação contou com tendas educativas; exposição de livros sobre os peixes do Velho Chico; quiz ecológico; doação de mudas de espécies nativas; oficinas de pintura, desenho e produção de pulseiras com miçangas; apresentações artísticas sobre as lendas ribeirinhas apresentadas por estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri; apresentações culturais com a presença do formador e professor de música da rede municipal, Robson Matos; e a exibição da fanfarra da Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva.

Tainã Ainoã Barros estava no Parque Fluvial com o filho e se aproximou para observar a iniciativa. Ela contou que veio morar nas proximidades da Orla por conta do Velho Chico e ressaltou o bem-estar que o rio promove aos ribeirinhos. Tainã também destacou a importância de iniciativas que promovem a preservação ambiental, inclusive, a partir da infância.

Acho muito comprometimento social, sobretudo por engajar as crianças com essas ações. A gente sabe a importância que o rio tem para nossa sobrevivência aqui na região e precisamos manter a preservação dele, esse cuidado. Então, é praticando isso, estimulando nas crianças que a gente vai conseguir manter essa proteção a essa manifestação da natureza“, pontuou.

A programação contou também com a participação do titular de Semaurb, César Muller, e da equipe técnica de meio ambiente da pasta, do assessor de Projetos Educacionais da Seduc, João Paulo Damascena e da diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz.

Foto: Marcel Cordeiro/Ascom PMJ/Seduc

Conscientização

As crianças que participaram da iniciativa entenderam o sentido do evento e destacaram os cuidados que devem ser tomados para preservar o Rio São Francisco. “Não devemos jogar lixo e nem coisas tóxicas no rio para não matar os peixes”, explicou o estudante Isaac Hernane Silva de Souza, que também contou sobre o que mais o distraiu. “Gostei muito de pintar o rosto, pintar os desenhos e fazer pulseiras“. Outra estudante, Alana Elen Souza Gomes, também enfatizou as medidas que devem ser tomadas para a preservação ambiental. “Tem quer ter limpeza e mais responsabilidade com o Rio São Francisco. Hoje em dia, as pessoas nem sempre cuidam do rio, não jogam o lixo na lixeira, poluem muito“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.