Programa Pró-Leite Pernambuco capacitará produtores do Araripe

por Carlos Britto // 18 de agosto de 2022 às 08:28

Foto: Marconi Meireles/divulgação

Segundo lugar na produção de leite bovino no Nordeste, Pernambuco iniciou nessa quarta-feira (17) um novo projeto para acelerar e expandir o desenvolvimento deste arranjo produtivo especial. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) lançou, em parceria com o Sebrae-PE, o programa Pró-leite Pernambuco, que visa a qualificar produtores da bacia leiteira localizada no Sertão do Araripe, beneficiando suas famílias e 250 pessoas de forma indireta.

Além de Exu, onde foi lançada na tarde de ontem, a ação beneficiará os municípios de Bodocó, Granito, Ouricuri e Araripina. O objetivo é aumentar 5% da capacidade produtiva de pelo menos 70% dos produtores rurais destes municípios e ter pelo menos 70% deles com implantação de volumosos na propriedade e melhoria na composição do rebanho.

O projeto terá duração de um ano e vai favorecer, de forma indireta, cerca de 250 pessoas que dependem da bacia leiteira para geração de renda nessa região sertaneja. Pelos últimos dados do IBGE, em 2020, Pernambuco produziu 1,062 bilhão de litros de leite por ano, quase a mesma quantidade da Bahia (1,064 bilhão de litros de leite), mesmo tendo quase metade do rebanho do estado baiano.

O projeto incentiva produções existentes e o crescente mercado de laticínios, que mostra oportunidades de negócios derivados da criação de vacas leiteiras. Este mercado propicia geração de renda durante todo o ano, envolvendo produção, processamento e distribuição de produtos lácteos.

Presenças

Além do titular da Seteq, Alberes Lopes, do prefeito Raimundinho Saraiva e do coordenador da Central de Oportunidades de Exu, Demóstenes Saraiva, também estavam presentes os secretários de Agricultura, Cícero Vieira; o secretário executivo de Transportes, Tárcio Mário; e os vereadores Renato Badú e Fagluze Saraiva. No evento foram entregues certificados dos cursos de qualificação de colorimetria capilar,  mecânica de motos e barbearia – todos oferecidos pela Seteq.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.