O município de Salgueiro (PE), no sertão central, recebe de hoje (28) a domingo (30), o programa Bandas de Pernambuco, que realiza oficinas voltadas para músicos e regentes de Bandas Filarmônicas do interior, com o objetivo de desenvolver uma política de democratização e socialização de conhecimento musical.
A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura municipal, governo do estado e Conservatório Pernambucano.
O circuito já percorreu várias cidades pernambucanas com a proposta de levar a música erudita às comunidades. Nessa etapa, a programação voltada para Salgueiro inclui oficinas de trompete, trompa, trombone, tuba, flauta, clarinete, saxofone, regência e percussão, ministradas por um grupo de nove professores e músicos vindos da capital entre eles, Airton Benck, Cisneiro Andrade, Radegundis Feitosa e Germana França.
A novidade para este ano será o curso de editoração musical, ministrado pelo professor Diógenes Pires. Representantes de municípios como Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Verdejante, Cedro e Petrolina estarão em Salgueiro para participar das oficinas que darão a oportunidade de vivenciarem aulas práticas de instrumento mais aprofundada, com professores qualificados.
As oficinas serão realizadas na Escola Dr. Severino, nos turnos da manhã e tarde. A abertura do projeto terá apresentação do grupo paraibano Quinteto Brasil, hoje, a partir das 17h, no Parque da Criança. A entrada é gratuita.



Vale ressaltar que Petrolina estará representada através do maestro Luciano e alunos da Orquestra Opus 68 do IF Sertão Pernambucano (antigo CEFET).
Carlos Britto!É uma pena que a nossa cidade seja tão carente de cultura.Sou músico da Filarmônica 21 de Setembro.E em pleno ano do centenário a Banda,ou,bandinha sem trocadilho,não pela qualidade técnica dos músicos,mas pela falta de apoio da Prefeitura.Um curso como esse,tão perto,ninguém da secretaria teve a capacidade de trazer a cidade.Que penaaaaaaaaaaaaaaaaa.Gostaria que vc enfatizasse mais a respeito da Banda.
Grato!