Qualificação profissional: Projeto da Codevasf capacita quase 26 mil jovens em 20 anos

0

curso técnicoO Projeto “Amanhã” completa esta semana 20 anos de existência, com a marca de quase 26 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a iniciativa busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.

A melhoria da qualidade de vida da população – em municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe – é um dos resultados do projeto, que possibilita o desenvolvimento regional de maneira sustentável, o exercício da cidadania e o comprometimento com a preservação ambiental.

Somente em 2012, o Amanhã qualificou cerca de mil jovens em cursos que vão de manutenção de máquinas agrícolas a corte e costura, passando por manejo apícola, inclusão digital e elétrica industrial. Em 2013, já estão em andamento cursos de mecânica e manutenção elétrica, manutenção de trator, eletricista instalador predial de baixa tensão, informática básica e processamento de frutas.

Também estão previstos cursos de agroecologia, caprinovinocultura, padeiro e confeiteiro, entre outros. Os cursos são gratuitos e levam em conta as demandas, as características dos mercados local e regional e os anseios dos jovens entre 14 e 26 anos.

Quem estiver interessado em participar do projeto, pode procurar a Codevasf. As capacitações abordam as fases de produção, processamento e comercialização, além de informações sobre manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas. Para aqueles que desejam ser capacitados em áreas não-agrícolas, também são oferecidos cursos com foco na geração de renda, como corte e costura, cabeleireiro, artesanatos, floricultura, produção de doces e biscoitos, informática básica, desenho gráfico e auxiliar administrativo. As informações são da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome