Programa de Artesanato de Pernambuco mostra potencial de artistas petrolinenses

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2010 às 14:06

pape 2

Pape

A Unidade Móvel do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), estacionou na Orla de Petrolina desde o último dia 18 e vai prosseguir até o próximo sábado (25), apresentando e comercializando uma mostra considerável da arte produzida pelas mãos dos artesãos de Petrolina. São carrancas, santos e flores em madeira e pedra, colchas em tecido, potes em palha e peças utilitárias, que traduzem com fidelidade e beleza criativa o imaginário regional de nomes como Roque Santeiro, Biu dos Anjos, Pintor, Ângela Lima, Nildo, Mazinho, Regina Ferraz, Da Paz, Rose Delmino, Antonio Lisboa e Maria da Paixão.

Uma carreta com uma área de exposição climatizada de 16 metros, iluminação adequada, banheiros e vídeos é um projeto cultural do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico AD-Diper em parceria com o Sebrae. Segundo o diretor de Artesanato da AD-Diper, Roberto Lessa, a estrutura móvel de divulgação e incremento do artesanato pernambucano veio à Petrolina por ocasião das comemorações aos 115 anos do município.

“Estamos participando, juntamente com a Fundarpe, como parte do projeto Pernambuco Nação Cultural, destacando o rico e variado artesanato criado no município. Petrolina tem nomes de grande representatividade no cenário nacional, já referendados em muitas das feiras realizadas em nosso Estado e em várias regiões do país”. Roberto Lessa adiantou ainda que o movimento de visitantes tem sido muito bom e os artesãos estão vendendo bem suas peças. Ele fez uma avaliação positiva e garantiu que a Unidade Móvel do Pape vai estar em Petrolina no ano que vem, comemorado os 116 anos de emancipação política da cidade.

Para o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, a iniciativa não poderia ser mais oportuna. “Tivemos uma participação grandiosa na última Fenearte, onde nossos artesãos comercializaram muito bem suas produções e ainda saíram de lá com muitas encomendas. Juntar o acervo produzido por nossos mais expressivos nomes em uma exposição com a estrutura adequada do Pape, significa divulgar, entre nós e àqueles que nos visitam no aniversário de Petrolina, parte substancial do talento produzido por nosso povo”, afirmou.

A Unidade Móvel do Pape está expondo também uma mostra com trabalhos resultantes da oficina Arte de Ser Especial, onde alunos portadores de necessidades especiais de Petrolina e Sobradinho (BA) mostram em expressivos trabalhos na técnica óleo sobre tela uma série de paisagens tendo como motivo o homem e a natureza. Depois desta temporada em Petrolina, a Unidade Móvel do Pape, que está vindo do Circuito do Frio, onde esteve em Garanhuns, Triunfo, Pesqueira e Gravatá, vai levar o projeto para outros Estados brasileiros, expondo o artesanato produzido em todas as regiões pernambucanas. (informações e fotos da CLAS Comunicação & Marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários