Programa de Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina é reconhecido em evento internacional

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2010 às 16:21

Entre os dias 15 e 20 deste mês, o secretário municipal de Acessibilidade, Marcos Conceição participou da Feira Internacional de Inovações Sociais em San Diego, Califórnia – EUA, promovida pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). A comissão, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), selecionou seis projetos brasileiros para participar da feira. Destes apenas dois são desenvolvidos em municípios, entre eles o ‘Calçada Legal’, programa executado pela Prefeitura de Petrolina.

O ‘Calçada Legal’ foi criado para reorganizar o espaço público, com a finalidade de facilitar o trânsito de pedestres e consiste no mapeamento das calçadas que estão ocupadas. O programa é desenvolvido através da parceria entre as Secretarias de Acessibilidade, Ordem Pública, com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Guarda Municipal e a Procuradora do Município.

Segundo o secretário de Acessibilidade o diferencial do programa implantado em Petrolina é o diálogo. “O trabalho desenvolvido traz uma nova visão do conceito de cidade. Outros programas punem, mas em Petrolina usamos o diálogo com comerciantes e ambulantes para que eles aceitem a desocupação da calçada”, explica.

O trabalho desenvolvido no município ganhou projeção internacional devido à atuação de Marcos Conceição no Grupo de Assistência Social de Senhor do Bonfim – BA, que em 2006 no México, apresentou o ‘Pintando o Sete’, programa premiado pela ONU. Por esta razão, na edição 2010 da Feira Internacional de Inovações Sociais, o secretário de acessibilidade de Petrolina foi convidado a expor o trabalho da prefeitura no que se refere às inovações sociais. “Nós queremos tornar público o nosso trabalho para que ele possa servir de para outras cidades”, afirma.

É importante destacar que o trabalho da Secretaria de Acessibilidade participará de um concurso mundial promovido pela ONU, que, de acordo com Marcos, abrirá inscrições até o início de 2011. Caso seja selecionado, o órgão adotará o plano de gestão implantado na Secretaria vai encaminhá-lo para financiadores conceituados como o Banco Mundial e Ministérios de Ajuda Exterior de vários países.

Programa de Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina é reconhecido em evento internacional

  1. maria pedrosa campos disse:

    Marquinho, parabéns você é demaisssssssssssssss, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estamos felizes p/ você

  2. Amo minha Petrolina disse:

    Só pra lembrando que foi na Gestão de Odacyr Amorim que as calçadas do centro da cidade foram reformadas e adaptadas para deficientes.

  3. RABELO disse:

    Marcos é um secretário muito empenhado e dedicado. Não é a toa que chegou o reconhecimento, muito bem

  4. Eildo Coelho disse:

    Parabéns parceiro, você tem provado que limitações como as suas, não chegam a ser barreira para a sua compêtencia.

  5. Julio disse:

    É de dar orgulho, mas cade os outros?

  6. Maria do Cacheado disse:

    Marcos é trabalhador, mas se suja em falar bem do prefeito que nada faz por Petrolina. Fui enganada pelo prefeito e estou indo na justiça eleitoral tentar anular meu voto.

  7. A. da Silva disse:

    Parabéns para toda a equipe da Secretaria que tem desempenhado um ótimo trabalho para a população com deficiência na cidade.

  8. Jacaré disse:

    Tomara que o jacare pegue esse secretário

  9. Felipe disse:

    A realidade é essa:
    Petrolina precisa de pessoas inteligente, humilde e comprometida com a população. Fica claro e estampado na cara do povo quais são esses secretários que realmente gosta de gente. Falo bem do secretário sem nenhum compromisso político, apenas admiro ele, assim como toda a imprensa do município e faço minhas palavras a do amigo Julio: Cadê os outros secretários descompromissados com a população, pois cada dia que passa, mais dar nojo em morra em Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários