Profissionais do HU levam atendimentos de saúde para instituições que acolhem idosos em Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

Os moradores de lares de idosos receberam a visita da equipe multiprofissional do Hospital Universitário (HU) de Petrolina. Os profissionais levaram atendimentos de saúde, presentes e, talvez o mais importante: atenção e carinho. O HU participou da ação promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH Solidária, que, em sua terceira edição envolveu 40 hospitais universitários para levar atendimentos de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o Brasil.

Em Petrolina, as atividades foram divididas em dois dias. Na última terça-feira (18), os idosos da Casa Geriátrica ganharam presentes e participaram de atividades lúdicas de estimulação física e cognitiva. Já na última quinta-feira (20), foi a vez dos moradores do Cantinho do Aconchego receberem a equipe do HU. Quase 35 pessoas entre profissionais, residentes e estudantes se voluntariaram para prestar atendimentos de cardiologia, clínica médica, neurologia, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontologia, entre outros, para os 45 idosos acolhidos pelo Cantinho do Aconchego.

A diretora da instituição, Edivânia Souza, falou sobre as dificuldades em oferecer acompanhamento médico mais especializado, pois conta apenas com o auxílio clínico da AME. Ela ainda ressaltou a alegria como os idosos recebem esse tipo de visita. “A maioria deles só são lembrados em uma ação dessas ou no final do ano. Ficam nessa expectativa, se vão ganhar presentes, se alguém vai vir para conversar. Eles ficam muito felizes quando recebem essa atenção”, disse.

Já a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Emanuela Spínola, destacou que os idosos não foram os únicos beneficiários da ação, uma vez que os voluntários também se sentiram realizados com o afeto que receberam. “Percebi o quanto o envolvimento com o público idoso mexeu com a equipe. Podemos ser solidários e fazer melhor a cada dia. O mundo e o ritmo que ele emprega as pessoas nos afasta da humanidade, mas estas ações nos chamam atenção o quanto somos gente e podemos ajudar. Foi sensacional”, comentou.

Instituições

A Casa Geriátrica de Petrolina e o Cantinho do Aconchego contam com o apoio da sociedade para cuidar de seus idosos. Quem tiver interesse em fazer doações ou aparecer para fazer uma visita aos seus moradores será muito bem-vindo. os contatos são os seguintes:

– Casa Geriátrica de Petrolina: (87) 3861-2231
– Cantinho do Aconchego: (87) 3863-3731/9 8816-0598

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome