Professores municipais de Petrolina criticam “Nova Semente”

por Carlos Britto // 05 de abril de 2012 às 07:28

O carro-chefe do Governo Lossio – as creches do Programa Nova Semente – vem sendo visto com bons olhos pela população de Petrolina, que não percebe que o prefeito na verdade apenas guarda as crianças, não as educa. O alerta foi feito pelo diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) Gilvan Brito (acima).

Gilvan reconheceu os aspectos positivos do programa, mas fez questão de lembrar que ainda há muito o que avançar, já que a educação deveria ser o pilar básico de governo. “Não podemos negar que as creches deixam em segurança as crianças enquanto as mães trabalham, mas não se pode fechar os olhos para educação, é preciso reconhecer que (o programa) ainda é incompleto. É necessário um planejamento político pedagógico para que essas crianças além de guardadas, sejam também educadas para se tornarem cidadãs e se desenvolverem” reclamou.

Sobre o assunto o promotor de justiça Lauriney Reis (abaixo) disse que o programa ainda está em fase de investigação sobre sua legalidade, e somente a partir da conclusão desse inquérito, previsto para se encerrar em dois meses, é que o Ministério Público poderá intervir, a fim de reivindicar a inclusão pedagógica.

Professores municipais de Petrolina criticam “Nova Semente”

  1. ARARIPIANO disse:

    Porquer só agora esse comentário?
    Foi porquer não houve aumento de sálarios ?
    Parabéns dr. Júlio !
    Vá em frente com a sua idéia que o “Povo” saberá lhe compensar pelo seu feito.
    Salve 2012 que será o ano da sua consagração.
    Valeu Júlio Lossio !!!!

  2. João Vicente disse:

    Você sempre contra os bons projetos que estão mudando a vida das pessoas, graças a deus vcs não precisam!!

  3. Sérgio Eleotério disse:

    Ate que fim alguém percebeu, já que os nobres Vereadores que não são todos até agora não viram, ou não queriam ver.

  4. bosco freitas de negreiro disse:

    é isso aí gilvan mostre seu talento, vá em busca de nossos dereitos,

  5. MARCELLO DE ALENCAR disse:

    UMA VEZ QUE A POPULAÇÃO ARCA COM TODA A INFRAESTRUTURA PORQUE OS USUÁRIOS DAS CRECHES PAGAM O VALOR DE r15,00 SENDO DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA JAMAIS PODERIA SER PAGO O SERVIÇO ,NO ANO EM QUE O GOVERNO FEDERAL DESTINOU MAIS RECURSOS PARA A S CRECHES NO PAÍS JAMAIS UM ÓRGÃO PÚBLICO PODERIA RECEBER POR TAL SERVIÇO. FUNCIONARIOS COM COTA DE PATROCÍNIO E MAIS KD OS CURSOS E A PREPARAÇÃO DESSES FUNCIONÁRIOS ? SINTO MUITO MAS DE FORMA ALGUMA É ACEITÁVEL . A INICIATIVA PRIVADA BEM SIM PODERIA “COLABORAR” MAS UM ÓRGÃO PÚBLICO RECEBER DINHEIRO DA POPULAÇÃO? AONDE ESTÃO OS AMPAROS LEGAIS . ACHO QUE O M P JÁ DEVERIA TER INTERFERIDO NESSA SITUAÇÃO ABSURDA !!!!!

  6. ACORD@DINHO disse:

    Sugiro solução do problema que já comentei aqui, sobre água/lama fétida ao lado do Mercado do Turista, exatamente em Ponto de ônibus onde centenas de pessoas ficam aguardando o transporte. Pavimentação também irregular podendo causar um incidente de graves proporções. Depois não digam que ninguém avisou…

    1. Sem ilusões disse:

      Caríssimo, acredito que o senhor tenha acessado o site errado. Aqui é um blog de notícias, o da Prefeitura de Petrolina é outro. Anota aí: http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/infra.php

      Nesse endereço tem os telefones, e-mails e contatos de quem pode (ou poderia/talvez/quiçá/por ventura/quem sabe e etc. etc. etc.) resolver!

      Se não resolverem lá, trás pra cá que a gente descasca em cima deles!!!!

      Mas, os leitores e o prefeito Carlos Britto… hehehe… digo, o colunista Carlos Britto, já entenderam o seu recado. Que tal qualificar um pouco mais a sua proposta, levando-a a quem se deve levar?

      #ficaadicasimpatica

  7. O JUÍZO disse:

    Dr Lauriney o sr. precisa investigar a prestação de contas desse programa. Os funcionários recebem meio salário minimo para cuidar das crianças. A merenda é fornecida pela mesma empresa que administra o restaurante popular que recebe verba federal e usa essa mesma verba para fornecer alimentação para a nova semente que tambem é pago pelo o FUNDEB. As sementeiras estão sendo usadas para fazer politicagem nos bairros com esse programa eleitoreiro. exemplo disso foi o que foi denunciado na imprensa lá na creche da Vila Eulália a gestora se candidatando a presidente de bairro e colocando as servidoras para pedir votos fardadas. Os servidores não são concursados são indicados porquem resolve colocar uma creche
    A denominação das creches são homenagem a pessoas vivas
    Aí tem coisa Dr.
    Campanha disfarçada.
    Até o jogador Julio do Petrolina que usava a camisa 10 derão agora a camisa 15 pra ele usar veja a escalação do inicio do campeonato para de hoje.
    0 15 é o numero do PMDB
    acorda Dr. Promotor…

    1. anônima disse:

      Eu agradeço muito por esse projeto q é a nova semente,benificiou muitas mães q precisavam trabalhar mas ñ tinham condições de pagar 100 ou mais pra alguem cuidar de seu filho.mas esta existindo muita falcatrua dentro das unidades,gente q tem o segundo grau completo esta trabalhando de 4 horas e ganhando r$286,e quem tem só a terceira ou quinta série,esta no cargo das 8 horas ganhando o salário isso sim é um absurdo.mas isso é politica mesmo pq a gestora de lá é candidata a vereadora.eu queria saber se isso é correto pq ñ colocam uma pesquisa nessas unidades,a gente faz o impossivel pra terminar os estudos e quando aparece um oportunidade dessa quem é quem fala q ñ tem paciência pra estudar.cada a fiscalização nessas unidades,como uma pessoas que tem pouca leitura pode assumir um cargo de pedagoga,é só puchação de saco da parte da gestória concerteza essa pessoa prometeu muito mais votos a ela, se querem saber se é verdade visite a creche do Bairro são gonçalo então vão descobrir.quero deixar bem claro que isso não é bem uma denuncia sim um fato real que precisa ser corrigido,não existe isso q fulano precisa mas que cicrano o fato é que estamos falando de educação.quero agradecer a atenção de todos.obrigaduu

      1. justiça disse:

        O programa em si é maravilhoso, ousado , mas precisa de melhorias e de uma investigação do comportamento das ditas gestores que não teem posturas nem capacidades de exercerem o cargo. Pois no V. do G. Rio está igual no São G. funcionárias desqualificadas recebendo um salário.

  8. Mariano Carvalho Cabral disse:

    A foto está equivocada, esse não é Gilvam.

  9. Alvaro Carvalho disse:

    Criticar o Nova Semente é a maior demonstração da poltica mesquinha de Petrolina. Acho que tal programa foi uma revolução na educação infantil. Porem precisa de melhorias como todo programa social e como tudo na vida precisa sempre melhorar

  10. nina disse:

    Tb tem q seguir os Parametros de Qualidade para a Ed. Infantil. Isso é seríssimo!!!!

  11. Carlos Henrique Medeiro disse:

    Muito bem Alvaro.. Concordo com você.. Esse é o melhor Programa que Petrolina já teve.. Nunca nenhum prefeito pensou tão grandioso quanto Lóssio… Só pq é ano de política tão tentando derrubar, mas vai dar tudo certo..

  12. paula disse:

    muito bem Gilvan, os funcionarios da nova semente sao indicados por puliticos ,e naõ pela qualificação.EX:alto do cocar tem pessoas com 2 turmas so porq é amiga e zé ribeiro. onde as outras não pode ficar com 02 horarios

  13. Verdadeiro olho vivo disse:

    SINDSEMP= SINDICATO SEMPRE DO PROFESSOR. FALIDO, MORAL ALGUMA PARA CRITICAR SEGUIMENTO NEMHUM.VÃO LUTAR PELAS AS OUTRAS CATEGORIAS.

  14. santana disse:

    PORQUE NÃO VÃO CRIAR OUTRAS NOVAS SEMENTES, É MELHOR CRÍTICAR POR ALGO QUE ALGUÉM FEZ, DO QUE CRIAR, É ISSO MESMO!!! Dr. JÚLIO MUITO OBRIGADO!!! POR RECONHECIMENTO DOS MAIS CARENTES……

  15. Duarte Neto disse:

    É realmente surpreendente uma matéria como esta, pior é que quem está criticando não tá preocupado com os beneficios que o Programa leva as comunidade….. Programa Pedagogico? quem está criticando já foi ver uma rotina de atividades desenvolvidas nas unidades!!! acredito que não, podem visitar uma unidade para ver os materiais de 1 mundo que as crianças tem!!!
    Precisamos ter ética para não se confundir direitos com interesses próprios (politicos)….

    Ah é claro que um programa como esse incomoda, aproveito para convidar a todoa que na próxima semana teremos mais duas inaugurações terça (José e Maria) e Quarta (Mandacara)….
    Criticos… venham conhecer e se apaixonar pelo maior programa de inclusão e educacao do País!!!!

    1. nina disse:

      Q piada de mal gosto rsrsrs

      1. vanderleia disse:

        Certo ou errado eu aprovo o prefeito júlio por esse maravilhoso progama a nova semente,nem um dos outros q passaram na prefeitura tiveram essa idéia boa pra beneficiar familia carentes dos bairros.parabénsssss prefeito.

  16. Sem ilusões disse:

    Não existe projeto completo! Todo e qualquer projeto é uma perspectiva de ideal, do contrário não seria projeto.

    Se falta planejamento pedagógico, por que o Sindsemp não provoca o debate, junto a Gestão Municipal, para encontrar uma saída, antes de bradar na imprensa as suas queixas?

    Isso se chama ANO ELEITORAL, MEUS CARLOS!

    Todos querem um Cristo para crucificar ou um Judas para malhar! #naondadasemanasanta

  17. wilson disse:

    A NOVA SEMENTE É UMA VERDADEIRA HUMILHAÇÃO HUMANA???
    VC QUER TRABALHAR NA NOVA SEMENTE, ENTÃO SE VIRA MALA, VAI PEDIR, SE HUMILHAR, VENDER RIFA, BINGOS, SE ENDIVIDAR NO COMERCIO COMPRANDO TUDO PARA MONTAR A SEMENTE.

    CONHEÇO EQUIPE QUE SE ENDIVIDOU, PAGANDO DO SEU PRÓPRIO SALARIO(MEIO SALARIO MINIMO) QUE VÃO RECEBER PARA TER DIREITO A ESSE EMPREGO HUMILHANTE…………………..
    DEIXE DE ENGANAR O POVO DR. JULIO………..

  18. Observador disse:

    O Nova Semente tem dado certo, porque tem é um programa em que a comunidade se envolve, o poder público (Executivo e Legislativo) se envolve, as igrejas e associações.

    São creches voltadas para as crianças carentes, entram com 6 (meses) e ficam lá até os 6 (anos), isso é justiça social.

    Esse diretor defende tanto a educação pública de qualidade, pergunte se os filhos dele, estudam na escola que ele é professor? Duvido.
    Ele ganha bem, deve pagar escola particular.

    As mulheres pobres de Petrolina, que tem de trabalhar nas plantações da região, nas casas de família – como empregadas domésticas, pergunte a elas Carlos Britto, qual é a avaliação do Nova Semente?

  19. Desconstruidor de Discurso disse:

    A Oposição a Petrolina não tem coragem de fazer criticas a NOVA SEMENTE, aí usa dos pseudoprofessores para fazer o serviço sujo. A populaça deve entender o recado da seguinte forma: se a oposição ganhar, acabara com o NOVA SEMENTE.
    ,

  20. Ferreira disse:

    Acredito que seja melhorada a situação da Educação, mais parado o projeto jamais. Conheço muitas pessoas carentes que hoje trabalham graças a NOVA SEMENTE. Isso é uma ajuda para as pessoas menos favorecidas.
    Parabéns Julio Lóssio

  21. Gabriel disse:

    Se vocês procurarem a fundo como realmente é o trabalho das ” Novas sementes” vocês professores do município iriam ficar calados. Minha tia é gestora de uma dessas creches lá, como em todas as outras novas sementes as crianças estão bem guardadas verdade, mais não estão privadas de boa alimentação, segurança, cuidado e principalmente educação porque em cada unidade tem professora com magistério, e todos os funcionários por exigência do Petrape tem que ter pelo menos o 2º grau completo. Vocês deviam era pensar mais nas pessoas que precisam dessa creches para deixarem seus filhos para irem trabalhar, deveriam pensar nas funcionarias que muitas vezes são pessoas da comunidade que precisam do emprego, e deveriam refletir por se dizerem professores agindo dessa forma que tipo de exemplo vocês tão passando então? Parabéns a Dr. Júlio pelo projeto e que continue tendo ideias e projetos inovadores que incomode a classe mais alta, pois só assim saberemos em quem realmente devemos confiar ao deixar seus filhos.

  22. Anonimo disse:

    Eu quero só que os senhores feudais, vou chama-los assim, que tem condições pagar uma baba, ou empregada domestica, para cuidar de seus filhos, conhece o tamanho da importancia deste Programa. Ora, foi citado aqui, que o Programa não educa, se não educa, então porque as crianças estão aprendendo a ler, estão se desenvolvendo, é ai, que si ver, que as pessoas que estão criticando, ou falando abrobinhas, como esse senhor feudal, que citou “O Programa Guarda as crianças, mas não educa”, isso é motivo para rir, porque as creches não são guardas volumes, e nem as crianças são esses volumes.

    Uma coisa é denunciar gestores que estão agindo de forma irregular, e outra e degredir um Programa que estar dando certo, para a sociedade burguesa não estar, até porque eles nao coloca o seus filhos nessas creches, mas a sociedade proletária sabe quem o real valor da importancia…

  23. justiça disse:

    A nova Semente veio pra ficar, ou com júlio ou sem ele, o próximo Prefeito não terá a cara de pau de acabar com esse programa maravilhoso. Que tirou muitas crianças da desnutrição e das ruas.Nas creches eles recebem educação desdo bercário até o pré escola.

  24. Maiara disse:

    Criticar o Nova Semente é a maior demonstração da poltica mesquinha de Petrolina. Acho que tal programa foi uma revolução na educação infantil. Porem precisa de melhorias como todo programa social e como tudo na vida precisa sempre melhorar…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários