Professores da Univasf rebatem reitor e cobram transparência

por Carlos Britto // 22 de maio de 2019 às 14:56

(Foto: Blog do Carlos Britto)

Um grupo de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) esteve ontem (21) no Programa Carlos Britto, da Rural FM (103,1) para rebater as declarações do reitor Julianeli Tolentino, sobre um possível fechamento das portas da universidade, feitas a este Blog no último dia 19 de maio.

O grupo – formado pelos professores Jorge Cavalcanti, Ferdinando Carvalho, Valdner Ramos e Deranor Gomes – expôs suas preocupações com o contingenciamento de recursos pelo Governo Federal, mas também com essa declaração do reitor, já que a mesma aconteceu fora do ambiente acadêmico, onde ainda pairam dúvidas e incertezas sobre essa medida. Os docentes foram unânimes em defender a universidade como sendo pública, gratuita e de qualidade, destacando a sua importância para esta região.

Para o professor Jorge Cavalcanti, do colegiado de Engenharia da Computação, a declaração do reitor soa como temerária, no momento em que, mais uma vez, a universidade passa por dificuldades financeiras e a comunidade acadêmica não toma ciência de que medidas possam ter tomadas para atenuar o problema. Segundo ele, “é preciso buscar alternativas junto à própria comunidade acadêmica e aos parlamentares da região. A gestão deve fazer o dever de casa, reduzindo gastos com a máquina para então bater na porta do ministério da educação, com dados consistentes e apresentar suas demandas.

Transparência

Já o professor Ferdinando Carvalho, do Colegiado de Educação Física e Membro do Conselho Universitário, também criticou a declaração de Julianeli e cobrou mais transparência em relação aos dados, pois as informações dadas sobre os cortes não batem com as que foram anunciadas pelo governo. Além disso, também solicitou apresentação de soluções que reduzam o impacto desse contingenciamento.

Na sua fala, o professor Valdner Ramos, do colegiado de Administração e também conselheiro do Conselho Universitário, a atitude do reitor é preocupante também por não terem sido apresentadas as condições orçamentárias tanto ao próprio Conselho quanto a toda a comunidade acadêmica da Univasf. Segundo eles, medidas estão sendo tomadas como demissões de terceirizados e cortes nos restaurantes universitários sem nenhuma discussão sobre esses pontos. Para os professores, mesmo diante de contingenciamentos sucessivos, a Univasf não tem feito um planejamento adequado para enfrentar esses momentos adversos.

Fechando o debate, o professor Deranor Gomes, também do colegiado de Administração, ressaltou que o momento exige uma reflexão sobre o modelo de gestão adotado pela universidade. Dentro da Univasf, segundo ele, há um conjunto de pessoas com conhecimentos diversos, que nesses momentos de crises, podem ajudar a apontar caminhos e soluções que ajudem a superar essas dificuldades. Daí a necessidade de também compartilhar com clareza as informações com a comunidade interna da universidade.

Professores da Univasf rebatem reitor e cobram transparência

  1. Manoel Santos disse:

    O reitor faz terrorismo, jogando a população contra o governo. Devia administrar com lisura e competência.PARABENS aos professores da entrevista. Tem gente do bem na Univasf.

  2. Sempre Atento disse:

    Quero ver agora já que tinhas uns babões lambendo o saco do reitor e o defendendo,ai eu procuro quem estar com a verdade agora,fora petista.

  3. Nelson disse:

    Politicagem barata desse reitor.

  4. Vitor Bonicenha de Alencar disse:

    Ainda tem docentes e discentes honestos que querem o bem da educação brasileira. Parabéns professores de pulso firme e coragem…

  5. Airton disse:

    Toda transparência é importante e necessária, mas da mesma forma que criticam o assunto ter sido exposto fora do ambiente acadêmico, estes professores acabam de fazer o mesmo.
    Percebo que se trata de interessados em ocupar a gestão da Univasf cuja eleição para reitor ocorrerá este ano, algo bem relevante. Sendo eu docente da instituição tal conduta me desaponta e impacta minha escolha.
    A comunidade externa merece todo respeito e informações sobre a Univasf, mas o dever de casa deve ser feito em casa e ñ com politicagem.

    1. Lucas disse:

      Então não vota…simples assim

  6. Marcelo disse:

    Quem conhece esse professor na univasf sabe da fama dele e agora quer dar uma de bastião da moralidade? Muita hipocrisia!!!

    1. caio disse:

      quais deles?

      1. Cleide disse:

        o tal da Educação Física.

    2. Lucas disse:

      Fama de q

      1. Michael disse:

        olha ai: https://www.carlosbritto.com/4-congresso-de-educacao-fisica-do-vale-comeca-amanha-na-univasf-em-juazeiro-cercado-de-polemica/

        Procura na procuradoria ( da univasf e no MPF ) informações.
        Consulte as alunas e colegas de trabalho dele.

        1. Lucas disse:

          fui em busca dessa denúncia e olha aí…se informe melhor antes de acusar, ou não seja igual a pessoa q o acusou…processo arquivado por não ter tido provas.
          http://www.prpe.mpf.mp.br/internet/content/download/24363/168568/file/Arquivamento_81_2015_1.26.001.000095-2014-01_Improbidade%20administrativa.%20Univasf.%20IV%20CEFIVASF-1.pdf.

  7. Edilberto disse:

    O câncer do pais é esse, cargos indicados por políticos sujos em repartições públicas, de pessoas submissas e que não passam de cúmplices desses políticos ladrões. Eles ganham uma fortuna para mentir, confundir a opinião pública, defender interesses ideológicos e sem compromissos com o pais ou instituição. Ainda bem que pessoas sensatas e realmente interessadas em defender interesses da Universidade se manifestaram, como os professores citados, são pessoas ética e que visam apenas zelar pela qualidade da Universidade e o ensino público, sem vínculo partidário ou ideológico .

    1. Defensor da liberdade disse:

      Reitores são eleitos ôh sem noção!

  8. DCM disse:

    Tá na cara que essa turma tá de olho nas próximas eleições para reitor… todos devem ser bolsonaristas.

  9. Tadeu plinio disse:

    Eu acho q esse professores estão interessado na vaga do reitor, sou aluno do curso de enfermagem ate momento nada de anormal na fala do reitor eu vejo uma antecipação política da reitoria ou inveja antecipada dos mesmos.
    Tadeu Plínio da Silva
    1° período de enfermagem 2919.1

    1. Luana disse:

      Toda mudança é válida meu caro. E não sejamos hipócritas em pensar q por trás de tanto trabalho não queiramos o retorno. Vc se chegar a se formar, verá que na vida profissional precisamos fazer escolhas para nos mantermos atuantes.

    2. Fenanda disse:

      Esses professores disputaram as eleições pra reitoria algumas vezes….
      Estão querendo visibilidade, nada além disso.

  10. Tadeu plinio disse:

    Transparência o que é isso professores , porque somente agora essa turma mostra a cara? O que estar por trás dessa mascara com falácia sem fundamentos, os órgãos de controle fazer varredura com frequência na instituição enfim jogam limpo professores.

    Plinio
    1° período de enfermagem

    1. Valeria Varandas disse:

      Pois é, se foram ao evento do dia 15 entre comunidade local e acadêmica, minimamente, saberiam da situação da UNIVASF. Chamo isso de oportunismo!

  11. Clóvis Maia disse:

    É muita contradição defender a educação pública e querer diálogo com esse governo que, declaradamente é contra o ensino público. Feio para esses professores. Tão querendo fazer a média para virarem reitores.

    1. Valeria Varandas disse:

      Concordo.

  12. Diogo Hoffmann disse:

    Parabéns aos professores Jorge Cavalcanti, Ferdinando Carvalho, Valdner Ramos e Deranor Gomes por trazerem racionalidade ao debate em um momento no qual sobram falácias e manifestações político-ideológicas. É momento de diálogo e de transparência, e a fala dos professores reflete muito bem essa necessidade.

  13. Rafael disse:

    Esses professores só estão criticando o reitor para ganhar visibilidade e garantir a próxima reitoria.

  14. Gustavo Ferreira disse:

    Primeiro se combate a corrupção, corta privilégios, combate ideologia e interesses políticos, etc. Depois de feita a faxina se arruma a casa e as universidades voltarão a ter a sua real serventia: formar profissionais qualificados!

  15. Observador disse:

    Interessante ex, e futuros, óbvio, candidatos à reitoria aparecem neste momento. Só de olho hein, professores!

  16. Valeria Varandas disse:

    Esses professores estão enganados. Acho que não participaram do evento ocorrido dentro da UNIVASF do campus Juazeiro no ultimo dia 15/05, para a comunidade local e acadêmica, onde toda a situação da universidade foi transparente apresentada. PARTICIPEM MAIS CONSELHEIROS DAS AÇÕES TOMADAS LELA UNIVASF. Saiam.de seus gabinetes e colegiados! Antes disso, no dia 12, também houve posicionamento sobre os cortes para os estudantes e pra quem quisesse aparecer, no saguão do prédio da reitoria. E, pra quem não sabe ainda deixar de falar besteira, o reitor foi eleito pela comunidade acadêmica. DEIXEM DE FAKE NEWS! Ou expliquem que tipo de transparência é essa que desejam! É bom que os estudantes abram os olhos! Acho que deve ter muita gente já se filiando ao PFL para garantir cargo comissionado.

    1. Ana disse:

      Essa situação se arrasta há anos…estudei em 2015 e houve tb cortes e demissões….porém nada foi feito para cortar gastos…deixem de serem manipulados e vejam a realidade. Existem gastos desnecessários e situações que poderiam ser melhoradas…mas nada foi feito.

  17. Costa disse:

    Esses professores me parece um ponto fora da curva, estão fazendo politicagem , de olho na função de reitor.
    Nós pais de alunos do IF e Univasf , sabemos de perto as dificuldades de investimento (financeira) e redução de valores recebidos que passa por lá nos últimos tempos e que se agravará com mais cortes.

  18. CAMILA disse:

    BOTARAM PRA GERAR! Gosto de gente assim, que dá cara a tapa! Os professores da matéria têm minha admiração. E muitos dos autores dos comentários TAMBÉM. ACORDEM PESSOAL. O reitor é eleito sim, mas sua gestão depende muito de sua afinidade com o governo. Ou vocês acham que a verba vem de onde? Cada Universidade tem sua cota orçamentária. É ISSO AÍ. Ainda tem alunos pensantes que realmente não são iguais aos IDIOTAS ÚTEIS que estão na universidade pra COMPRAR ideias do REITOR. ” A UNIVASF vai fechar?” Em que mundo? Me poupe! Declaração alarmista e irresponsável.

    “NÃO VAI TER MAIS CONCURSO” Eles também dizem…olhem o IF SERTÃO AÍ…GENTE! SEM PÂNICO! O que eles querem é isso…alarmar população, comunidade acadêmica…sempre foi assim…

    MEU APOIO AOS PROFESSORES DA REPORTAGEM…MUDA UNIVASF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários