Professora chama atenção para dado alarmante: “Escolas estimulam (sabendo ou não) jovens a beber e a entrarem na vida sexual precocemente”

por Carlos Britto // 19 de março de 2013 às 07:40

JovensO tema que este Blog levantou nesta segunda (18) sobre os nossos jovens em festas, com liberdade total em bebidas, drogas e sexo, ganhou nova voz. A professora e Jornalista, Teresa Leonel, nos envia um texto preocupante onde relata o estímulo, na escola, para que jovens consumam álcool e entrem cada vez mais cedo na vida sexual.

Leiam:

Em contatos com alguns jovens da Escola Padre Luiz Cassiano, Loteamento Recife, periferia Petrolina, descubro que uma empresa de curso “profissionalizante” (os jovens ficaram receosos em dizer o nome) divulga em sala de aula a programação dos cursos para jovens e adolescentes. E para atrair a participação dos alunos promove uma “corrida à inscrição”.

Os primeiros 20 alunos que fizeram inscrição durante a semana passada ganharam um ingresso para a festa “ Se for beber me chame”.

É muito importante ressaltar que as turmas que foram convidadas a participar dos cursos e consequentemente do evento estão entre as 8ª/9ª série do Ensino Fundamental e 1º a 3ª série do Ensino Médio. Portanto, adolescentes/jovens na faixa etária de 15 a 18 anos.

A consequência disso tudo é um monte de “crianças” na expressão mais inocente da palavra, que lotam essas arenas, chamadas de eventos culturais, e são estimuladas a fazerem uso de drogas licitas ou não, como álcool, maconha ou qualquer coisa do gênero, e ainda são instigadas, o tempo todo, a entrarem na vida sexual precocemente.

A responsabilidade pelos atos desses jovens/adolescente é dos pais, claro. Mas a escola tem um papel fundamental nesse processo, assim como a própria sociedade através das esferas públicas como o Conselho Tutelar, Ministério Público e a própria imprensa.

Festas como essa e tantas outras semelhantes acontecem todos os finais de semana em Petrolina e região. Resta saber como lidar com esses movimentos que em nada contribui para uma juventude saudável e uma sociedade melhor, amanhã.

Teresa Leonel

Jornalista e professora

Professora chama atenção para dado alarmante: “Escolas estimulam (sabendo ou não) jovens a beber e a entrarem na vida sexual precocemente”

  1. Elder Carlos disse:

    Isso é o minimo! Algumas escolas em Petrolina iinfelizmente estão deixando os professores refens de algums alunos e pais. Estão jogando toda responsabilidade em cima da escola e esquecendo de cobrar dos pais. Professor hoje é tratado com produto descartavel. Resultado de tudo isso é uma Juventude preocupada mais em diversão do que com o futuro.

  2. Araújo disse:

    “(…) Resta saber como lidar com esses movimentos que em nada contribui para uma juventude saudável e uma sociedade melhor, amanhã.” A resposta para essa é questão está em orientar os jovens acerca da soberania e da graça de Deus, a fim de ensinar-lhes que o valor da alegria que brota espontaneamente do coração sem a necessidade de ser sustentada por qualquer energético.

  3. maria josefa disse:

    Concordo plenamente e volto a dizer que está virando caso pra justiça. Estas festas precisam ser limitadas. Tem que ter um jeito de proibi-las em excesso.

  4. Andréia disse:

    Parabéns a essa professora, pelas ótimas colocações, cabe agora pais e escolas refletirem e bucarem formas para sanarem ou pelo menos amenizar esse problema. Poderia começar impedindo a divulgação dessas festas nas escolas, pois elas não tem foco educativo.

  5. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    A ONDE CHEGAMOS?????SEM COMENTÁRIOS………..O TEXTO DIZ TUDO.

  6. alexandre disse:

    Festas com bebida a vontade para menores proliferam na cidade. Ninguem pede carteira de identidade para a venda de ingressos e nem na portaria que dao acesso as festas regadas a whisk e cerveja a vontade. Falta de fiscalizaçao dos poderes respondaveis e dos proprios paid

  7. Saulo Mendes disse:

    A professora e jornalista autora desta denúncia deveria dizer qual é o nome desta escola, que na verdade não é uma escola!

    1. Teresa Leonel disse:

      Já foi informada no texto: Escola Padre Luiz Cassiano.

      1. Weliton Silva Santos disse:

        Denuncie no Ministério Público.

      2. aluno disse:

        Já estudei na intituição que você cita que estava dando ingressos para festa com incentivo ao uso de varias substâncias e ao estimulo da prostituição, realmente eles fazem varios sorteios pra os alunos inclusive ganhei uma vez, mais o premio foi entrege aos meus responsáveis já que na epoca eu era menor de idade, e essa instituição eu tive a oportunidade de trabalhar com ela atraves do lado social, todo mês a escola fazia arrecardações de alimentos,brinquedos e roupas para ser doadas a pessoas de bairros carentes de petrolina e juazeiro, coisa que você também deveria fazer se não me falha a memória acho que na escola têm fotos e videos dessas entregas.

  8. Verdadenuaecrua disse:

    Parabéns, sou educadora e sei o quanto estás festa tem causado danos os nossas nossas crianças. Pois é como se falacem: NO BAR NÃO, MAS COM BANDA FAMOSA PODE.

  9. Pe. Francisco Ferreira disse:

    Parabéns à Professora Teresa, pela denúncia, e a Araújo que apontou na direção certa.
    Além de casos como o denunciado, vemos a cada dia o próprio sistema educacional e de saúde, em nome de uma falsa liberdade e da educação, oferecer como educação sexual, palestras explicativas sobre os atos sexuais e toneladas de preservativos. Ninguem fala sobre castidade, sexo só depois do casamento, fidelidade no matrimonio como virtude e sobre os males que os vícios (que já são maus) atraem principalmente aos prórpios jovens. Há um princípio de fraqueza dominando a sociedade, a família, a escola, as instituições de tal forma que ao bem chamam de mal e ao mal chamam de bem.
    Sem um fundamento sólido sobre o qual se edifique a vida, tudo resulta em ilusão e sofrimento. Este princípio é Deus.

    1. Weliton Silva Santos disse:

      Interessante o Padre Francisco parabenizar uma figura que publica algo sem nexo. Procure informar-se melhor pois, nosso trabalho é sério e estamos abertos pra mostrar.

      1. Pe. Francisco Ferreira disse:

        Graça e paz, Weliton
        Perdoe-me se me expressei mal. Se a notícia não procede, a culpa não pesa e os próprios comentaristas vão esclarecendo e nos esclarecendo sobre o assunto.
        Quanto ao resto do meu comentário, creio que vc entende que estou falando de maneira geral, da realidade brasileira e do mundo. Vivemos numa crise de valores, o problema é muito complexo e todos temos alguma parcela de responsabilidade. Isso não diminue o mérito dos profissionais sérios da saúde e da educação e até que se prove o contrário, devemos supor sempre positivamente as pessoas e instituições.

  10. Janaine disse:

    Estudo na escola Padre Luiz Cassiano,
    Recebemos a visita de dois rapazes oferecendo cursos profissionalizantes, em momento algum ofereceram ingressos aos alunas na frente dos professores ou diretores da escola eles simplesmente falaram dos ingressos fora das sala, porém em um momentos em que os professores estavam organizando um evento que estava ocorrendo na escola.
    Acho uma falta de respeito para com os professores e diretores da escola, muita gente critica e joga a culpa para a direção da escola sendo que os rapazes do curso agiram de ao divulgar essa ”promoção”, sem a autorização da escola.

    1. Barbara Santana disse:

      Cadê a Sra. Anete Ferraz???
      Como pode dentro das escolas públicas do estado haver exploração e comércio por iniciativa privada visando lucro.
      Foi boa para botar as cantinas para foras das escolas, ao invés de regulamentar.
      Agora cursinhos promovido por afilhados pode.
      Cadê você Dona Anete??????????????

  11. Tauan disse:

    nada a ver a bosta dessa publicação, tao querendo manchar o nome da minha escola, em momento algum eles ofereceram ingresso nem pra min nem pra ninguem em sala de aula. só queria avisar pra esse tal de carlos brito que antes de publicar algo assim na internet tenha bom senso pelo menos de entrar em contato com a escola pra saber se a história é verdadeira.
    att. Tauan.

  12. Absurdo disse:

    As escolas públicas precisam se preocupar mais com a segurança e a qualidade do ensino antes de ficarem liberando todo dia cursos diversos para fazerem propagandas dentro das salas. Isso não acontece em escola particular. Esse fato serve de alerta, pois outras coisas piores podem acontecer e chorar pelo leite derramado não adianta.

  13. Naao Meche disse:

    o cassiano tem e suçesso . kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários