Professor Rivas e Professora Graciosa são homenageados pela Câmara de Juazeiro

3

A Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) homenageou na noite da última sexta-feira (8) com a Comenda Barão Homem de Melo, a mais alta honraria da instituição, o ex-prefeito e professor Rivadávio Espínola Ramos. Já a ex-secretária de Educação e Diretora da antiga Direc 15, Graciosa Xavier, recebeu o Diploma do Mérito Educativo Professora Judith Leal Costa. As homenagens foram propostas pelo vereador Alan Jones e aprovadas por unanimidade no plenário da Câmara. O empresário John Khoury leu duas mensagens do superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, justificando sua ausência e elogiando Rivas e Graciosa, que foram secretários em sua administração quando JK foi prefeito de Juazeiro. A seguir o compositor, poeta e cantor Mauriçola tocou e cantou duas canções: o Hino à Nossa Senhora das Grotas, em homenagem à Professora Graciosa, e o Hino ao Senhor do Bonfim, dedicado ao Professor Rivadávio Espínola.

Ao justificar a homenagem que propôs, o vereador Allan Jones agradeceu aos vereadores, que por unanimidade aprovaram sua proposta de homenagem ao Professor Rivas e os vereadores presentes. Ele falou que seu propósito na política é ser como o professor,  que anda nas ruas de Juazeiro de cabeça erguida, sem temer críticas. “Tenho orgulho de prestar essa homenagem ao senhor”.

Levado pela emoção em diversos momentos do discurso, Rivas lembrou de sua infância, das dificuldades e da dedicação da esposa, “que tem me suportado por 54 anos”. Dirigiu-se aos presentes, nominando vários de seus amigos, secretários e vereadores na sua gestão. Falou do seu amor aos livros e à literatura e dividiu a homenagem “com todos os servidores e vereadores que trabalharam comigo”.

Ao comentar a homenagem à Professora Graciosa, Allan Jones fez uma pequena leitura biográfica. “Conhecedor da história da senhora na área de Educação, sabendo por quanto tempo exerceu o magistério, não só na sala de aula, mas gerindo escolas, órgãos importantes na cidade de Juazeiro”, disse destacando as escolas onde trabalhou, ao assumir o posto de secretária de educação do município nos anos 80, além da secretaria de ação social e a coordenação de educação da Direc 15, entre outros. Jones também agradeceu o apoio que recebeu do legislativo municipal. “Quero agradecer aos meus pares que de forma unanime aprovaram a concessão desta homenagem. Esta homenagem é altamente justa e é preciso que a gente faça as homenagens às pessoas em vida por que a gente demonstra a nossa gratidão, respeito e além de tudo, o nosso reconhecimento”, disse.

Graciosa agradeceu aos vereadores a homenagem, em especial a Allan Jones. Em sua fala, ela fez um relato histórico de sua vivência como educadora em Juazeiro e também destacou o papel importante da professora Judite Leal Costa, que dá nome à homenagem. Pontuou também sua participação e contribuição na política na cidade como secretária de educação na administração de Jorge Khoury, seu amigo. Na última parte do discurso, lembrou dos membros de sua família e, emocionada, dedicou a homenagem à sua mãe. Estiveram presentes à sessão solene os vereadores Pastor Roberto, Anderson da Iluminação, Gleidson Medrado, José Hilton, Reinaldo de Sabino, Anastácio, o Presidente Alex Tanuri e o proponente Alan Jones. Participaram representando o prefeito Paulo Bonfim a Secretária de Ação Social, Cida Gama, o Juiz Eleitoral José Carlos do Nascimento, ex-vereadores, ex-secretários e servidores da administração do Professor Rivas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Hoje tive motivos para reprimir os meus pensamentos, quanto as Câmaras de Vereadores, por exagerarem em sessões dando títulos de cidadania, esquecendo-se de focarem nos projetos que nos trazem melhorias, como se esquivassem de por o dedo nas feridas sociais, ajudando a cicatriza-las.
    Mais esta sessão de magnitude sem igual, por agraciar o Professor Rivadávio e a Professora Graciosa, ele com a comenda Barão Homem de Melo a mais alta honraria, e ela com o mérito educativo, essas duas figuras impolutas do lugar, ficará escrito no frontispício da casa do povo, com tinta que não se pode apagar.

  2. Sem dúvidas uma homenagem muito merecida. O Professor Rivas, mesmo morando em Petrolina, acompanhamos de perto a sua gestão a frente da Prefeitura de Juazeiro, um Homem como pouquíssimos. A POFESSORA GRACIOSA, fomos seu aluno, uma educadora 100%, não conhecí nenhum colega, que não a achasse uma excelente Professora, uma MESTRA com todas as letras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome