A Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu, na noite dessa sexta-feira (30), ao professor Jailson Lira, as duas maiores honrarias do Legislativo Municipal: o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan. Durante a sessão solene, realizada no auditório do Sest-Senat, os autores dos requerimentos (1.203 e 1.202/2025) – o presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira, e o vereador Ronaldo Souza – justificaram a concessão das honrarias, que foram aprovadas por unanimidade na sessão do dia 18 de fevereiro deste ano.
“A Câmara de Vereadores de Petrolina presta esta homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área da educação e da fruticultura irrigada, contribuindo com o desenvolvimento e progresso de Petrolina e o Vale do São Francisco“, ressaltaram.
Trajetória
Graduado em Física, Jailson Lira, de 64 anos, nasceu em 7 de abril de 1961, na cidade de João Pessoa (PB). Iniciou na Educação como professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco; foi diretor do Colégio Otacílo Nunes de Souza e, em 1993, nomeado secretário municipal de Educação. No segmento da fruticultura, começou com um plantio de banana no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e hoje produz uva em uma fazenda com 44 hectares.
Foi um dos fundadores da Cooperativa de Produtores e Exportadores de Uva – Coopexvale; é Conselheiro Estadual do Sebrae – PE; membro do Conselho Estadual da Organização das Cooperativas do Estado de Pernambuco – OCB/PE, e desde o ano de 2017, preside o Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina (SPR).
No encerramento da cerimônia, Jailson Lira, agradeceu a presença de autoridades, familiares, amigos e colaboradores presentes ao evento, destacando a importância das honrarias. “Recebo esse Título de Cidadão e a medalha do Mérito Dom Malan com muita emoção e o sentimento de responsabilidade redobrada para com a nossa Petrolina. Que Deus nos abençoe e ajude na difícil missão de fazer desta terra um lugar de oportunidades para todos nós“, concluiu.
Sim sindicato rural sei amiga de ouro que poucos sabem,o dinheiro fácil.