A instalação de banheiros e bebedouros públicos em Petrolina foi reivindicada na sessão plenária desta terça-feira (15) pelo vereador e líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, Professor Gilmar Santos (PT). Por meio do Requerimento nº 0173/25, ele solicitou ao prefeito Simão Durando informações detalhadas sobre a quantidade, o funcionamento e a localização atual desses equipamentos.
A demanda é direcionada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que tem à frente Rodrigo Jacobina. O vereador questiona se há previsão para a instalação ou ampliação de banheiros e bebedouros, especialmente em áreas como o centro da cidade, terminais de ônibus, orla, praças e feiras livres.
“Estamos em um dos municípios mais quentes do país. Petrolina tem a terceira maior população de Pernambuco e uma grande parcela vive em situação de pobreza ou extrema pobreza. Muitas pessoas precisam se deslocar para o Centro, mas quando procuram um bebedouro público, simplesmente não encontram”, argumentou o líder oposicionista.
Ele lembrou que esta é a quinta vez que faz a solicitação, sem resposta efetiva da gestão municipal. O vereador também criticou a decisão da Prefeitura de doar à Fundação Nilo Coelho um imóvel público na orla que deveria funcionar como banheiro, mas foi inaugurado e logo abandonado. Agora, a estrutura será repassada para funcionar como loja de artesanato. “Por que é a Fundação Nilo Coelho que vai receber essas doações? Como funciona esse critério? A população precisa de equipamentos públicos básicos. Com todo respeito ao trabalho que a Fundação desenvolve, ela já administra diversos empreendimentos”, questionou. O pedido de Gilmar foi aprovado por 21 votos.



Não adianta nada disso se não tiver manutenção, na orla colocaram e fecharam com placas de aço a fedentina é grande.
Seria uma boa, se não servisse de abrigo para usuários de drogas que fazem parte da cracolândia de Petrolina.
Até que em fim algum vereador lembrou desse detalhe que faz muita falta aos petrolinenses
Tem um banheiro na orla que fede muito e foi isolado. Vereadorzinho pequeno.
Se funcionasse pelo menos até às 19:00h com vigia ao lado daria super certo, já era alguma coisa!
Seria bom, se não fosse trágico. Os vândalos vão destruir, vão servir de Cracolândia, de motel. Povo é à toa, sem higiene e sem escrúpulos. Destroem, porque são ruins mesmo.