Produção de milho em Pernambuco reduz 25% em relação à safra anterior

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2021 às 15:00

(Foto: Reprodução)

A produção pernambucana total de milho está estimada em 141 mil toneladas para a safra 2020/2021, valor 25,1% inferior ao visualizado no ciclo anterior. A área plantada equivale a 238,2 mil hectares, indicando produtividade média de 592 quilos por hectare. As informações são do 11° Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado na terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A redução é consequência principalmente da condição climática oposta ao que ocorreu na safra anterior. Nesta última, o clima foi favorável desde o primeiro mês da janela de plantio, neste ano, com incidência de veranicos, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, principalmente em dezembro e fevereiro, no qual as culturas estariam no estágio de desenvolvimento vegetativo e/ou floração. Dessa vez foi bem diferente.

Na safra 2020/2021, as chuvas que incidiram na mesorregião do Sertão, além de terem retardado a semeadura em grande parte das áreas cultivadas, aconteceram de forma espaçada e com baixa intensidade durante todos os estágios de desenvolvimento da cultura. Atualmente o milho encontra-se no estágio final de colheita. Mais informações sobre essa e outras culturas, em Pernambuco e no Brasil, podem ser obtidas no site da Conab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *