Primeiro lote da CoronaVac acaba de chegar ao Recife; previsão é que imunizantes cheguem às 12 Geres em 24h

3
Foto: Latam/G1-PE reprodução

Acaba de aterrissar no Recife (PE) a aeronave trazendo o primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. Ao todo são 270 mil unidades do imunizante, que serão aplicadas, em duas doses, em 129 mil pessoas de grupos prioritários.

A vacina chegou num Boeing 767 operado pela companhia aérea Latam, que transporta carga e passageiros. O avião saiu às 16h22 de Guarulhos, na Grande São Paulo, e pousou na capital pernambucana às 19h29.

O lote, depois de liberado no aeroporto, seguiu para a sede do Plano Nacional de Imunização em Pernambuco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O transporte foi acompanhado pela Polícia Federal (PF).

No local, as doses serão catalogadas, contabilizadas e separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco. A previsão é de que as doses cheguem a todas as Geres em até 24 horas é que, assim, todos os municípios possam buscar as vacinas que lhe cabem.

O primeiro

A primeira pessoa a ser vacinada, em Pernambuco, deve ser um profissional de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos, suspeitos e confirmados, de coronavírus do estado.

O governo informou que as doses direcionadas a profissionais de saúde na ponta do tratamento da Covid-19 poderiam ser aplicadas durante diferentes turnos, nas unidades que funcionam com emergência 24 horas, por exemplo. Durante todo o dia, o governo se reuniu com representantes dos municípios para definir a quantidade de vacinas enviadas a cada um deles é o esquema a ser utilizado em cada localidade. (Fonte: G1-PE)

3 COMENTÁRIOS

  1. Por qual motivo não enviar a vacina de Recife até o São Francisco, e outras regiões, por via aérea? Ou o governador não sabe, por exemplo, que existe aeroporto em Petrolina? Quantas pessoas adoecerão e morrerão de Covid-19 por esperar 24 horas pelo fato do Governo do Estado ter optardo somente pelo transporte terrestre para distribuir as vacinas para todos os municípios de Pernambuco?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome