Primeira remessa de vacina para crianças de 5 a 11 anos chega a Pernambuco

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2022 às 13:30

Foto: Lucas Rezende/SES-PE

Próximo a completar um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco recebeu, na madrugada desta sexta-feira (14), a primeira remessa dos imunobiológicos destinados para crianças de 5 a 11 anos. As 60 mil doses da Pfizer/Comirnaty chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h50, onde permanecem, aguardando a empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer o transporte. Depois deverão seguir para sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) para conferência e posterior encaminhamento aos municípios. A vacina da Pfizer é a única, até o momento, autorizada pela Anvisa para aplicação nessa faixa etária.

Nossa logística já está montada para o envio das doses para todas as Regionais de Saúde, onde os municípios fazem a retirada. Após o recebimento, iniciaremos nossa distribuição ainda nesta sexta-feira), finalizando no sábado (15)“, explica a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

As Gerências Regionais de Saúde (Geres) ficam responsáveis por disponibilizar os imunizantes para aos gestores, que possuem autonomia na criação de estratégias para promover o acesso à população. “No caso da imunização do público infantil, a orientação é que sejam criadas alternativas distintas dos adultos, pois embora o imunizante seja do mesmo fabricante, sua apresentação, dosagem e composição são diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. Além da formulação pediátrica ser diferente dos adultos, o intervalo de duas doses para completar o esquema vacinal será de dois meses. Neste período de preparação, orientamos os gestores municipais e as equipes de imunização a ficarem atentos a essas especificidades para evitar erros de administração“, reforça Ana Catarina.

Esta semana, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação orientou e os gestores municipais se reuniram para pactuar com o Estado a imunização das crianças entre 5 e 11 anos, a ser iniciada por aqueles meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a Síndrome de Down, o autismo e indígenas. Das 60 mil doses, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas com esta faixa etária e 53.980 doses para 4,28% da população de crianças de 5 a 11 anos, dentro do grupo prioritário.

Identificação

A vacina contra a Covid-19 estará disponível para as crianças de cinco a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis. No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que o público entre cinco e 11 anos seja de 1,1 milhão no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…