Primeira noite de folia em Juazeiro leva conscientização e saudosismo à avenida

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2026 às 18:43

Foto: Ascom PMJ/divulgação

A primeira noite do Carnaval 2026 de Juazeiro (BA), ontem (29), levou animação e conscientização aos corredores da folia.  O Bloco ‘Juazeiro Limpa’, formado por servidores do SAAE e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), curtiu a festa passando mensagens sobre o descarte irregular dos resíduos sólidos, coleta seletiva e uso correto das redes coletoras de esgoto.

A ancestralidade e o grito de liberdade da Banda Encrespa deram o tom para que todos caíssem na folia, mas com responsabilidade.

A servidora pública Marineide Macedo puxou o cordão da conscientização, que trouxe para o Circuito Ivete Sangalo informações e distribuição de sacolas biodegradáveis. “Uma iniciativa louvável, pois além de nos divertimos estamos também fazendo o nosso papel de cidadãos, mostrando a importância de se jogar o lixo nos lugares certos”, pontuou.

Entre um passo carnavalesco e uma agachada para pegar latinhas, o catador de recicláveis, José Marcos, era só alegria. “Vim para trabalhar catando os materiais recicláveis, mas vi que dá também para se divertir um pouco, então juntei o útil ao agradável”, disse, animado.

A diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, e o titular da Sesp, Romário Varjão, fizeram todo o percurso do carnaval dançando e conferindo de perto o desempenho dos seus colaboradores na avenida. “Foi uma iniciativa excelente, pois dedicamos esse momento de lazer para os nossos colegas, ao tempo em que mostramos a importância de mantermos a cidade limpa com esse trabalho de conscientização”, resumiram. O Bloco foi acompanhado também por membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERFITZ).

Nostalgia, consciência e samba no pé

Para os mais saudosistas, a Escola de Samba Regimento trouxe para a avenida a elegância do bailarino Geraldo Pontes, com sua luxuosa fantasia, enquanto a Cacumbu, sob o comando do Mestre Alvino, mostrou que a tradição do mestre sala e porta bandeira continua resistente, apesar das modernidades do carnaval. A agremiação lembrou das rodas de capoeira, com um grupo de crianças e adolescentes que gingaram em toda a avenida.

A noite foi marcada também pelo som contagiante de Mádara e convidados, puxando o bloco “Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher” – um alerta para qualquer forma agressão, a exemplo dos crimes de violência doméstica, assédio, homofobia dentre outros.

A secretária da Mulher e Juventude, Érica Dayane, falou da importância do bloco e saiu em defesa do combate a qualquer tipo de violência. “Somos uma rede forte e coesa para enfrentar essa luta. Estamos com várias estruturas em todo o percurso do carnaval para qualquer apoio às mulheres. Vamos brincar com alegria, mas lembrando sempre que “não é não” e aqui a tolerância é zero”, resumiu a secretária.

O Carnaval de Juazeiro vai até domingo (1/02), é realizado pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal/Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários