Presidente da Compesa não garante investimentos em Petrolina se contrato for quebrado

por Carlos Britto // 22 de julho de 2011 às 07:50

Ao contrário do que o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, afirmou há alguns dias à imprensa sobre um possível rompimento de contrato com Compesa, a empresa não teria como realizar os investimentos que pretende fazer no setor de água e esgoto se o contrato fosse quebrado.

E quem fez a afirmação foi o próprio presidente da Compesa, Roberto Tavares, nas principais emissoras de rádio da cidade.

Entre os investimentos, estão a aquisição de cinco novas caixas d’água, que aumentariam de cinco milhões para 30 milhões de metros cúbicos de armazenamento. Isso serviria para desafogar a rede durante o dia e levar água a mais bairros durante à noite. O projeto, segundo Roberto, está na Caixa Econômica Federal e, caso aprovado, vai para licitação.

O prefeito, por sua vez, disse que os recursos para realizar outros investimentos no setor são federais, por meio do Ministério da Integração Nacional, e portanto não via motivos para Petrolina ser discriminada pela Compesa. O presidente da Companhia não entrou nesse mérito. No meio dessa batalha de palavras, está quem não tem nada a ver com isso e quer apenas a garantia de um bom serviço: a população.

Presidente da Compesa não garante investimentos em Petrolina se contrato for quebrado

  1. Pinduca disse:

    Sempre estamos reclamando da Compesa, mas na verdade aqui em meu bairro ja não temos falta de agua como tinhamos antes, a pressão inclusive possibilita a subida de agua na caixa. Tenho tido motivos para acreditar que a compesa esteja no caminho certo.
    Quanto a prefeitura assumir os serviços de agua, pela propria incompetencia que tem demonstrado vamos ficar com sede a beira do chicão.
    Vai acontecer o que houve com a cameras de vigilancia urbana, que a prefeitura recebeu da administração anteriror e simplemsnte desmontou a estrutura.

  2. Túlio disse:

    Enquanto isso grande parte da cidade continua com a falta de água diária, moramos numa cidade ao lado do Rio são Francisco e não há desculpas para o caos que estamos passando a anos em Petrolina por falta de água, isso demonstra a total falta de planejamento e desinteresse dos governantes, ou será que eles não sabem que Petrolina é uma cidade em pleno desenvolvimento urbano, e consequetemente a demanda de água deve ser aumentada, agora pergunto até quando ficaremos nas mãos de pessoas imcompetentes, enquanto isso quem paga é o povo.

  3. Patricio Nunes disse:

    Sr. Presidente da COMPESA se o senhor não garante investimento para a nossa cidade se o contrato for quebrado, então o que o senhor vai fazer com o dinheiro que é arrecadado que nós pagamos todos os mêses. O Prefeito esta certo quem é doido de fazer contrato com empresa que vem destruindo a nossa cidade, poluindo rio, destruindo ruas e avenidas com canos estourados sem contar com a falta dágua, etc, etc,etc. Afinal o que a COMPESA precisa ter é planejamento coisa que não tem.

  4. DEOMIRO SANTOS disse:

    Não acredito que o Prefeito Julio Lóssio irá patrocinar essa insanidade do Presidente da ARMUPE. A COMPESA está fazendo muitos investimentos em Petrolina, coisa nunca vista antes aqui em Petrolina.

    Se a ideia é mostrar que o Governador Eduardo Campos não está trabalhando tanto em Petrolina, quanto seu nível de aprovação, então o caminho está errado. A COMPESA está todos os dias trabalhando nessa cidade e colocando tubulações. A falta constante de água é fruto desse trabalho.

    A decisão será diferente da que foi tomada pelo Prefeito Fernando Bezerra Coelho, na época a COMPESA não fazia nenhum investimento na cidade e o governador Jarbas Vasconcelos não tinha atenção ao povo sertanejo.

  5. Robson Mororó disse:

    Em quanto discutem quebra de contrato a cidade vive no abandono.

    Sou morador do bairro cidade jardim (loteamento caminho do sol).

    ESTA SEMANA ESTÁ FALTANDO ÁGUA TODOS OS DIAS. Até parece que pagamos a conta em parcelamento, já que a água está chegando a prestação.

    Falta respeito ao consumidor.

  6. Sem Terra disse:

    Palhaçada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O poco tem quer ver isso com os olhos da democracia. Eles brigam e nós somos penalizados.

  7. Sanfranciscano disse:

    Esse presidente da Compesa brinca com a inteligência do petrolinense!

  8. Sanfranciscano disse:

    A cerne da questão é que a Compesa leva todos os anos de Petrolina para Recife cerca de R$ 50 milhões do patrimônio dos petrolinenses. Queremos na verdade é que a empresa passe a ser petrolinense e que acabe essa sagria!

  9. Sanfranciscano disse:

    Brito, uma boa notícia para a região. Novamente o Aeroporto do São Francisco bateu recorde de movimentação de passageiros. Acabou de sair os dados de junho/2011.

    JAN a JUN/2011: 175.108 (Jan a Jun/2010: 107.935)

    No acumulado dos últimos 12 meses: 321.334 (no ano passado o movimento foi de 254.191).

    A capacidade do nosso aeroporto é de apenas 150.000 passageiros/ANO.

    Já tá na hora de uma ampliação para no mínimo 500 mil passageiros/ano.

    fonte: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/estatistica-dos-aeroportos.html

  10. Roberto Gomes disse:

    O bairro Areia Branca tá vivendo um dia com água outro sem água. Aonde está essa melhoria?

    Só essa semana foram 3 dias sem água!

    Não se pode medir a competência da Compesa apenas por um bairro. Tem que ser visto no todo. E no todo é uma negação!

  11. Desconstruidor de Discurso disse:

    Bateu o desespero na COMPESA, pois sabem que vão perder a galinha dos ovos de ouro. Júlio Lóssio não é besta, deve estar preparando tudo direitinho para quebrar de vez esse maldito contrato e fazer a alegria dos verdadeiros petrolinenese, nascidos ou amantes desta belíssima cidade. Nas mãos da prefeitura, serão 3 milhões a mais no caixa para investimento, por mês. A Compesa teve tempo suficiente para mostrar que ia mudar, agora já foi. Manda esse presidente e toda a sua turma de volta para Recife, e que nunca mais apareçam em Petrolina. E mais, merece o título de “persona non grata”.

  12. maria disse:

    Quem está abusando da paciência e da inteligência do petrolinense é o Sr. Júlio Lóssio que faz de conta que administra a cidade.

  13. Justador disse:

    Volto a afirmar ninguém de sã consciência vai aceitar este tipo de jogo político. Querem usar a Compesa como cabo eleitoral. Todas as medidas foram tomadas, desde quando se assinou o contrato, prefeitura / Compesa, e se criou a agência reguladora. Por que então não se usa a Agencia para exigir o fornecimento de água ao Bairro onde falta água por questão de obra? Tomar o serviço da Compesa pra entregar ao município? Nunca isto vai acontecer se o Estado cumpre as obrigações de investimento. Esta história de carreamento de lucro de Petrolina para outros municípios é outra balela. E como em Juazeiro o Saae é municipal e está com uma dívida impagável?
    Este discurso não vai tirar a rejeição do Lóssio. Podem tirar o cavalinho da chuva. Se a prefeitura assumir a água de Petrolina, vão faltar recursos financeiros e não venham com o discurso de que o dinheiro terá que vir, porque não virá. Alem da fonte do dinheiro ser diferente, vem a questão política que ninguém pode deixar de reconhecer. A obrigação passaria para a prefeitura e ninguém vai sacrificar os investimentos de sua obrigação para cumprir com as dos outros. Nós não temos o direito de exigir isto de governo nenhum. Estes fofoqueiros de plantão precisam ter juízo e pararem este trabalho falso de que estão querendo o bem da comunidade Pura sacanagem com o povo de Petrolina. A Compesa está sim investindo alto em nossa cidade. Não se pode esperar que se resolva tudo num passo mágico. Temos que esperar que as obras andem, normalmente. Mudar esta rota é querer o pior. Vamos então exigir da Agencia Reguladora que a Compesa faça a suplementação de água nos bairros que sofrem bloqueio no fornecimento até que se normalise tudo.

  14. Desconstruidor de Discurso disse:

    Justador, que péssimo advogado a COMPESA tem. Vamos aos fatos: INVESTIMENTO: só pode ser brincadeira o que vc está dizendo. 6 anos de Eduardo Campos e não chega a 30 milhões, isso se nós formos besta de acreditar que o governo investiu esse valor mesmo, que é ínfimo para uma cidade como Petrolina. Deve ter incluído tudo, inclusive diárias de comitivas políticas. De qualquer forma, são exatos 5 milhões por anos, equivale a mais ou menos o lucro da COMPESA em dois meses em nossa cidade; O EXEMPLO do SAAE, cadê a dívida impagável… como é que o prefeito afirma que tem uma divida impagável e ao mesmo tempo diz que investiu 5 milhões de recursos próprios. Não adianta o prefeito dizer isso ou aquilo. É preciso que mostre quanto arrecada e quanto gasta. O SAAE nunca teve alarmado problemas financeiros, vem agora Isaac falar essa balela. Então pq ele não entrega ao governo do Estado. Meu caro, aquilo ali dá muito dinheiro. No mais, se não vier dinheiro para investimentos, 3 milhões mês, eu acretido que seja muito mais, é dinheiro suficiente para ampliação dos serviços. Júlio Lóssio só tem um caminho a seguir neste caso, mandar a COMPESA de volta para Recife.

  15. Desconstruidor de Discurso disse:

    Para finalizar. Petrolinenses, e somente quem se considera tal, pq será que o governo do Estado faz tanta questão pelos serviços de água e esgoto em Petrolina? sabe pq, pq é a galinha dos ovos de ouro.

  16. justador disse:

    Eu prefiro construir. Diferente disto é querer expor a população a uma dor que não é justa. Fazem a fofoca para montar discurso político, mesmo sabendo que por aí o povo sofrerá muito mais. Pura maldade!
    Todos sabemos que hoje sofremos por falta de investimento anterior para levar a Compesa a se atualizar no atendimento da demanda, cujo incremento, ao longo do tempo, foi o maior no Brasil. Esta falha vem de longos anos se acumulando. Não adianta agora cassa à bruxa. Temos que ser responsáveis em não buscar soluções inviáveis. Temos um contrato com o Estado e uma Agência Reguladora. São ferramentas suficientes para forçarmos o cumprimento de metas de agora pra frente. Este negócio de chutar números, é mera decoração de fofocas que não se sustentam. Vamos focar nossas energias na cobrança do cumprimento das metas. Não são apenas R$30.000.000,00. Estão sendo aplicados R$100.000.000,00 e poderão aplicar muito mais, se necessário para que se cumpra o atendimento às nossas necessidades.
    Na efêmera administração de Odacy ele teve a visão de dotar o município dos instrumentos de acompanhamento e controle das ações da Compesa, cuja falta, até então, levou a esta deficiência que aí está.
    Naquele momento foi analisada a vantagem em manter o serviço de água no município sob a responsabilidade do Estado. porque havia, e ainda há, um passivo enorme na atualização do sistema. Futuramente quando Estado repuser tudo Petrolina poderá e deverá ter o seu sistema de volta. Agora, neste momento, não seria uma iniciativa inteligente. Se o Estado sangrou Petrolina ele terá que repor tudo. A prefeitura não tem condições financeiras nem política de atualizar o nosso sistema, que é muito complexo. Vejam o Exemplo da saúde, do D. Malan! O prefeito, apesar de ser um profissional desta área, terminou confessando sua incompetência, publicamente, de continuar com o D. Malan.
    Vão cuidar da carga que já pesa e faz gemer a estrutura municipal. Não entenderam ainda que fofocar e desconstruir só levou esta administração ao marasmo, durante tanto tempo?
    Então, Tenham mais um pouquinho de juizo. Pensem no interesse maior da população. Resolvam as questões de interesses pessoais de outra forma.

  17. CAROL disse:

    ESSE PREFEITO JULIO LOSSIO, TEM QUE PARAR DE VER OS DEFEITOS DA COMPESA E TRATAR DE FAZER O PAPEL DELE COMO LIDER DE PETROLINA. A CIDADE DEIXA A DESEJAR EM DIVERSOS PONTOS E ELE SO SE PREOCUPA EM TOMAR A COMPESA PARA O MUNICIPIO.ORA, DR.JULIO O SENHOR NÃO ESTA DANDO CONTA NEM COM OS PROBLEMAS QUE JA EXISTEM NA CIDADE, REPASSOU O HOPSITAL DOM MALAM PARA O ESTADO(VERGONHA ESSA,POIS O SENHOR É MEDICO) E QUER MAIS UM PROBLEMA: COMPESA.

    SE TOCA, VAI TOMAR DE CONTA DE SEUS PEPINOS QUE JA NÃO SAO PEQUENOS

  18. Desconstruídor de Discurso disse:

    Justador… mais uma vez você falou besteira…. o município recebia 600 mil para bancar um D. Malan aberto, e muita pressão do MP; hj o Estado aplica 2 milhões em um D. Malan fechado, e sem pressão nenhuma do MP. Onde está a incompetênia…. sim, 100 milhões kkkkkkkk

  19. Justador disse:

    Ô Seu DD, eu não sabia que o D. Malan está fechado. Também que o Ministério Público é conivente com a incompetência de quem quer que seja. Você está fazendo uma acusação, cuja inconsistência salta aos olhos dos mais incessíveis usuários do D. Malan e a ilibada postura do Ministério Público. A sua leviandade não se constata apenas em lançar números chutados, mas também em sacar afirmativas que atentam contra a moral do MP
    A partir daí eu prefiro me recolher a outros assuntos, até por uma questão de respeito às instituições e ao bom senso dos que visitam este Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários