Um dos participantes das audiências públicas de hoje (24) na Casa Plínio Amorim, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), Francisco Moreira sugeriu a criação de um conselho para intermediar divergências como a mais recente, surgida entre comerciantes da Avenida Souza Filho, no Centro, e os mototaxistas ligados ao Sindimotos.
A ideia de Moreira saiu depois que justamente a audiência para tratar sobre o assunto (solicitada pelo vereador Ibamar Fernandes) fora adiada da última quarta (17) para hoje.
Numa prévia do que seria o debate desta quarta, os representantes das partes envolvidas na polêmica acerca do estacionamento para mototaxistas no Centro conversaram ainda na Câmara de Vereadores, diante das presenças de Moreira, do presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, e do representante da EPTTC, Paulo Valgueiro. O consenso prevaleceu, graças a uma boa conversa. Os mototaxistas acabaram aceitando a proposta de se mudarem para um outro local na mesma Avenida Souza Filho.
Na opinião do presidente da CDL, para evitar esse tipo de desgaste, um conselho seria formado por representantes do município, dos mototaxistas, do transporte coletivo, lojistas e dos taxistas, a fim de que discutissem antes qualquer mudança a ser feita no setor. Nada mais coerente. Moreira elogiou o papel dos profissionais de mototáxi, disse que de fato precisam de uma estrutura melhor, mas também fez suas críticas a alguns insistentes em desrespeitar as leis de trânsito, fazendo ultrapassagens perigosas e imprudentes. Assoprou, mas também não deixou de bater.



O que todos esqueceram é que o conselho existe, foi criado através de lei proposta pela camara municipal, foi sancionada em 2007 e a CDL faz parte dele. Não sei quem está mais desatualizado sobre o assunto… Poupem-me de tanto despreparo.