Prefeitura realizará ação preventiva em Rajada contra Aedes aegypti, após surto de dengue em cidades baianas

por Carlos Britto // 16 de outubro de 2018 às 19:17

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Prefeitura de Petrolina planeja uma grande ação nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, no Distrito de Rajada (zona rural) para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa da Secretaria de Saúde, após a confirmação de um surto de dengue em algumas cidades da Bahia que fazem divisa com Petrolina, inclusive com a confirmação de um óbito no município de Casa Nova, norte do Estado.

O objetivo é manter os bons resultados alcançados, a exemplo da redução de mais de 1.000% no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no ano passado. Além de fazer divisa com Casa Nova (BA), Rajada foi escolhido por apresentar a maior incidência do vetor no último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Cerca de 20 agentes de endemias estarão na comunidade, fazendo um trabalho porta a porta de intervenção, prevenção e orientação sobre como evitar criadouros do mosquito. Além disso, será realizada uma palestra acerca do assunto na Unidade Básica de Saúde local.

Trabalho contínuo

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações de prevenção e combate ao mosquito são permanentes e tratadas como prioridade pela atual gestão. Porém, devido à gravidade da situação, está sendo necessário intensificar esse trabalho.

Estamos, diariamente, com nossas equipes nas ruas orientando a população para o combate ao vetor e monitorando a situação epidemiológica. Esse é um momento de intensificação das ações para que esse surto não chegue a Petrolina. A prevenção não pode ser interrompida e a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação. Assim, será possível seguir com a redução do número de casos“, explicou. As informações são da assessoria da PMP/SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Essas modernizações só tem piorado a prestação dos serviços