Prefeitura faz balanço positivo do Carnaval 2024 de Juazeiro

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2024 às 16:00

Foto: Ascom PMJ

O Carnaval 2024 de Juazeiro (BA), realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro, foi avaliado positivamente pela prefeitura. Além da programação festiva, a folia também movimentou diversos serviços e assistências no município, conforme pontuou o balanço feito pela gestão municipal divulgado nesta terça-feira (30).

O público lotou a festa, que se divididiu em polos na Avenida Adolfo Viana (Ivete Sangalo), Orlas I e II (Manuca Almeida e Palco Parlim). Artistas e bandas de renome como Timbalada, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Bell Marques, Olodum, Felipe Amorim, Psirico e Igor Kannário marcaram presença na edição deste ano. Atrações locais e regionais também ocuparam o Palco Dennes Caffé, a exemplo de Manassés Almeida, João Sereno, Fernando Junior, Nilton Freitas, Peu Lucas e tantos outros.

As crianças também tiveram, mais uma vez, um espaço para a folia. O Polo João Gilberto, na Orla II, reuniu muita diversão, música e folia no sábado e domingo. A ‘Tenda da Educação’ levou muita alegria, conforto e segurança, reunindo diversas famílias que aproveitaram a programação festiva.

Serviços

Os filhos de ambulantes e catadores de materiais recicláveis, que trabalharam na folia, tiveram um espaço – o Observatório Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) – com direito a pernoite, brincadeiras, lanches e todo o conforto, para que os pais pudessem trabalhar com tranquilidade.

A Secretaria de Saúde (Sesau) intensificou as equipes no atendimento de urgência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), montou equipe estratégica na Policlínica Municipal para um eventual atendimento de urgência, que, junto ao Samu, realizou os atendimentos necessários. As equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram trios elétricos e vendedores ambulantes, orientando quanto às normas corretas de manipulação de alimentos, principalmente em relação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) esteve presente em todo o percurso da festa, com pontos fixos e também de modo itinerante, com distribuição do preservativo e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe montou um bloquinho que circulou nos circuitos com informativo e distribuição de preservativo.

A Guarda Civil Municipal (GCM) trabalhou durante os quatro dias. Foram mais de 150 guardas distribuídos em 22 patrulhas nos circuitos, além de cinco viaturas nas imediações da festa e terminal coletivo de ônibus, e quatro motos e equipe de vídeo monitoramento com o suporte de drone. Durante os quatro dias foram realizadas pela GCM mais de 400 abordagens e apreendidos objetos como garrafas de vidro, proibidos no circuito durante o evento.

Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar também contou com equipes de policiamento de várias companhias da região, além de Juazeiro, como Sobradinho, Campo Formoso, Curaçá, Senhor do Bonfim e Feira de Santana. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também esteve presente, com 45 agentes de trânsito e transporte atuando nos quatro dias da folia, e ainda o apoio de 16 funcionários e 10 agentes administrativos, que trabalharam para garantir a ordem e segurança dos foliões no trânsito.

Economia

Além da animação, a folia juazeirense movimentou a economia da cidade. Aproximadamente 500 ambulantes foram cadastrados para comercializarem em diferentes pontos ao longo do circuito carnavalesco, além de 30 barracas e 3 camarotes. Os ambulantes são de Juazeiro e de outros municípios da região.

A rede hoteleira também foi beneficiada, chegando à capacidade máxima. Cerca de 50 bandas e artistas locais foram contratados para se apresentarem durante os quatro dias de festa. “Com certeza, a economia local é fomentada, vemos a alegria dos ambulantes e quem estava trabalhando para aumentar a renda neste período. As expectativas foram superadas”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.

Pesar

A gestão municipal lamentou a morte de Rafael de Souza Lima, de 37 anos, ocorrida nas imediações dos festejos, e se solidarizou com a dor de familiares e amigos.

Prefeitura faz balanço positivo do Carnaval 2024 de Juazeiro

  1. Lucas Moraes disse:

    Só esqueceram de colocar no balanço positivo as duas mortes, sendo pelo menos uma de um pai de família vítima de bala de perdida… Mas isso eles não falam, vivem na terra do nunca onde tudo é belo. Assim são os nossos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…