Prefeitura e órgãos de segurança discutem ações de prevenção a incêndios em Petrolina

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2022 às 16:00

Foto: Ascom PMP/AMMA divulgação

As várias ocorrências de incêndios e queimadas em Petrolina levaram as equipes da Defesa Civil e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) a promover uma reunião com o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama). No encontro, ocorrido quinta-feira (21), foram discutidas ações alinhadas na prevenção a esses fatos, como também punições aos responsáveis dos danos causados.

O diretor da AMMA, Geraldo Miranda, destacou que provocar incêndio ou queimada sem a devida autorização dos órgãos responsáveis pode ser caracterizado crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatros anos e multa. Se for na modalidade culposa, a detenção varia de seis meses a um ano, e multa.  “O que temos observado é que a maioria dos incêndios está sendo provocada (mesmo que por acidente) pela ação da população, a exemplo de quem joga lixo, com garrafas de vidros e latas de alumínio, em área de vegetação”, frisou.

A Defesa Civil já alertou aos petrolinenses que estamos no período em que a vegetação está seca e as condições climáticas com altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes oferecem as condições ideais para a propagação do fogo. Os órgãos responsáveis têm feito a sua parte, no entanto precisa de uma maior conscientização da população para evitar que uma simples queimada se transforme em um incêndio de grande proporção, causando diversos danos ambientais e materiais, além de riscos aos moradores“, alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio.

Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros e o PrevFogo/Ibama. Em caso de emergência, a pessoa deve solicitar o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.