Prefeitura de Petrolina implanta a primeira Patrulha da Mulher do Sertão e divulga número alarmante de violência de gênero na cidade

por Carlos Britto // 22 de março de 2019 às 10:00

(Foto: Alexandre Justino/Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina saiu na frente e adotou uma medida efetiva para ajudar no combate à violência contra a mulher. A cidade criou a primeira Patrulha da Mulher Municipal do Sertão de Pernambuco. A unidade, que terá participação de 15 guardas civis, foi lançada pelo prefeito Miguel Coelho na quinta-feira (21).

A Patrulha funcionará 24 horas por dia, atuando de forma preventiva e ostensiva em casos de violência contra mulheres. Para acionar o efetivo, a população poderá ligar para o telefone 153 e denunciar casos de violência doméstica, agressão entre outros.

De acordo com o prefeito Miguel Coelho, o número alarmante de violência de gênero foi um dos motivos para a implantação do serviço. Ano passado, 1.949 mulheres sofreram violência doméstica em Petrolina, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desses casos, 7 foram assassinatos e feminicídios (homicídios cometidos por homens contra mulheres por razão do gênero).

É inadmissível que isso ainda ocorra com tamanha intensidade em nosso país. Não era mais para nós estarmos discutindo isso. Mas, infelizmente, a realidade alarmante faz com que nossa cidade se mobilize para mudar este cenário e recupere a paz e o respeito às mulheres“, comentou Miguel Coelho.

(Foto: Alexandre Justino/Divulgação)

Equipe

Toda a equipe envolvida na Patrulha recebeu capacitação do destacamento Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Delegacia da Mulher de Pernambuco e profissionais de psicologia e outros setores da prefeitura. Segundo a secretária da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, o trabalho será importante também para fortalecer as políticas públicas para o segmento nas comunidades. “Petrolina sai na frente, é a primeira cidade do Sertão a ter uma patrulha municipal, que terá o papel também de levar um recado: violência contra a mulher, aqui não“, alertou a secretária.

Por conta de iniciativas como essa, a gestão municipal de Petrolina será homenageada na Assembleia Legislativa (Alepe) com o prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. A premiação será entregue no dia 26 de março ao prefeito Miguel Coelho, em solenidade com vários representantes de instituições que lutam pela igualdade de gênero em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *