A Prefeitura de Petrolina acaba de nos enviar release consertando seu próprio erro. Agora chamou o monumento, corretamente, de Monumento da Integração.
Faltaram as desculpas para Petrolina e para a família do arquiteto Carlos Nascimento.
por Carlos Britto // 18 de maio de 2010 às 09:00
A Prefeitura de Petrolina acaba de nos enviar release consertando seu próprio erro. Agora chamou o monumento, corretamente, de Monumento da Integração.
Faltaram as desculpas para Petrolina e para a família do arquiteto Carlos Nascimento.
Prefiro, com a permissão do Nanuca, reeditar o seu comentário na matéria anterior sobre o mesmo assunto:
Que nível tem esta administração!.
Um desrespeito à memória de uma pessoa que tanto fez pelo desenvolvimento urbano desta cidade.
Eu, como um eleitor responsável pela eleição deste que está aí, peço desculpas à família Nascimento Passos por esta patada descabida.
Colocamos na prefeitura uma pessoa que não sabe o que faz!.
Melhor seria interpretar para a população de que este monumento representa os bairros da cidade que se integram pela Avenida da Integração e que cada coluna representa um destes bairros.
Ele nos ajuda entender como crescia esta cidade. Dentro de poucos anos a quantidade de bairros é bem maior do que a quantidade de colunas ali colocadas.
Petrolina, realmente, está precisando de um monumento à besteira que seu povo fez em eleger esta pessoa que está aí à frente do poder municipal.
Assim ficaria para a posteridade o único registro do besteirol que praticamos na eleição passada.
Que Petrolina jamais cometa tamanho vacilo
A nota consertando seu próprio erro mostra a humildade de Dr. Júlio, mas é tão ínfima que o mesmo não enxerga a grandeza que é Petrolina.
A MINHA ESPERANÇA VIROU MEDO: vejo ao mesmo tempo, o bairro precisando de muitas obras reestruturadora, inclusive na Avenida Simão Durando que esta esburacada e propaganda na televisão da atual gestão municipal dizendo que a população do São Gonçalo está feliz e sorridente, pois digo sou morador da rua vinte e um ou rua Maricolá do bairro desde 1989, quando entregaram as senhas de doação dos lotes e digo NÃO ESTOU SATISFEITO, ao longo do tempo presenciei gestões e mais gestões municipais passarem e sempre fazendo obras estratégicas que pelo menos deram ao bairro a oportunidade para se desenvolver, um exemplo disso um dos comércio mais forte desta cidade se tratando de bairro.
Dr. Júlio não deixe o São Gonçalo padecer, conheça melhor o bairro e até se proponho em mostrá-lo, pois o que fizestes foi um pequeno pedaço da avenida e calçou três ou quatro ruas não estratégica com pouco tráfico, não que aqueles moradores não mereçam, pois todos nós merecemos, mas deveria antes de qualquer coisa terminar o interminável asfalto da Avenida do Alto da Boa Vista que é um dos principais acesso ao bairro e não esqueça Dr. Júlio moro desde dos anos 80 e minha rua nunca foi calçada.
Não tem nada de desrespeitoso com o arquiteto, tudo é besteira mesmo, inclusive achar que desrepeitou o arquiteto, sabem porque? Por que a denominação caiu no uso popular de toda população, então foi o povo quem aprovou o adágio.
É aquilo mesmo que dissemos em comentário de aprovação à Exposição de Dona Ana das Carrancas no SESC – na edição deste blog do dia 12 do corrente: o que precisa urgentemente é criar-se em Petrolina um órgão diretamente responsável pela preservação da memória cultural da cidade! Afirma-se constantemente que “povo sem memória é povo sem história”. A cidade está precisando que, talvez mesmo dentro da Secretaria de Cultura (ou onde as autoridades acharem mais apropriado) seja destinado um setor com a responsabilidade de levvantar o perfil dos monumentos e praças da cidade, seus nomes verdadeiros, datas de ianuguração, nome dos construtores e autores das obras ali expostas, e demais dados, para a partir daí criar um banco de dados oficial para consulta pública, e também para ser colocado á disposição dos interessados na página eletrônica (site) da Prefeitura, para que não mais haja dúvidas de parte das autoridades que se sucedem no governo e dos próprios habitantes de Petrolina e os visitantes. Fora a isto ainda haver o compromisso de o poder público manter conservado esses locais, berm como preservados os seus valores históricos e a comnsolidação de respeito à originalidade de cada elemento (quanto aos formatos, cores originais, etc.) e aos direitos autorais dos criadores dos objetos de arte que os compõem!
Com isto ganharia a cidade e ganharia o povo tanto no conceito local quanto no conceito dos turistas que aqui vêm para desfrutar das belezes de nossa região. Fica aqui a sugestão e espero que alguém a adote e faça disto um boa causa! Quanto ao Monumento da Integração, importante seria que a Prefeitura colocasse ali uma placa indicativa (em local de difícel acesso a predadores) com o verdadeiro nome da obra, o nome do autor e a data de inauguração; e que isto fosse feito em todos os demais monumentos e praças. Ficaria parecendo com um verdadeiro museu aberto contando a memória e a história de nossa cidade e da cultura do seu povo! Quem se arriscará a tal “proeza”? A Prefeitura de Petrolina com a primeira palavra.
JOTA MILDES
– escultor e jornalista-
E assi caminha essa gestão fajuta: erra, pede desculpas; erra de novo e continua no erro e pede desculpas… a população não aguenta mais. Vamos começar a dar o troco a partir de outubro/2010. Estelionato eleitoral, jamais.
Jair, a discussão aqui não é esta.
Não houve um ataque direto ao arquiteto. O que houve foi uma falta de TATO por parte do secretário ao chamar o monumento de Monumento da Besteira. Sendo que ele, como ocupante de um cargo público nesta cidade, não deveria ter chamado o monumento pelo nome popularmente e grotescamente conhecido. O nome é Monumento da Integração e pronto! É assim que deve ser chamado. Coloca uma foto ou diz onde fica que as pessoas saberão qual é. E o Blog fez corretíssimo ao chamar a atenção para esse erro grotesco. Não ter citado esse atropelo do secretário seria estimular a população a permanecer em seu estado de ignorância.
Tanta “preocupação” aqui no blog sobre se o correto é chamar MONUMENTO DA BESTEIRO ou MONUMENTO DA INTEGRAÇÃO, entretanto não vejo ninguém preocupado com o desprezo com o Estado de Pernambuco trata Petrolina. Não vi ninguém criticar calorosamente o Governador, mas quando é qualquer coisa contra Júlio Lóssio a turma se inflama.
Teve um leitor acima que disse que vai ter troco em outubro/2010. Tenho certeza que o troco citado vai ser contra Eduardo Campos para ele nunca mais humilhar nossa cidade. Para ele saber que Pernambuco não começa e termina em Recife.
Outubro tá aí, e os verdadeiros petrolinenses vão dá o troco nessa turma que governa o Estado de costas para o São Francisco.
Petrolinense, vc é de coração, mas é meio ignorante e fora de órbita tb, não?
Não percebeu que o debate aqui não é político, é sobre um erro ridículo da assessoria de imprensa da prefeitura? Que por sinal o tal daniel campos até já se desculpou…
ninguém tá falando do prefeito não, amigo, para de chorar.
o blog fez bem em tocar no assunto achei ótimo.
o que diabos o eduardo campos tem com isso menino?