Prefeitura de Petrolina e MPPE criam força-tarefa com novo protocolo de denúncias contra maus-tratos aos animais

0
Foto: Ascom

Durante a pandemia de Covid-19, os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos pela Ouvidoria Municipal de Petrolina tiveram aumento significativo. Diante disso, a prefeitura e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convocaram para discussão do problema diversos órgãos e firmar uma parceria para adotar um novo protocolo de denúncias. 

Uma força-tarefa foi criada junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Civil (PC), a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM). Dessa forma, ao suspeitar da ocorrência desses crimes, a população deve acionar a polícia ou a prefeitura. Em casos de flagrante, agressão física ou dano psicológico ao animal, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar, através de ligação pelo 190; (87) 99678-6360 e  (87) 98877-2127  ou pelo WhatsApp: (87) 98814-7883. 

Já a prefeitura deve ser contatada em casos de crimes mais brandos, como casos de negligências, não necessariamente violentas ou intencionais, falta de supervisão e indiferença e/ou síndrome de acumulador. Tais denúncias devem ser encaminhadas através da Ouvidoria pelo 156 ou pelo site https://petrolina.pe.gov.br/petro-online/ouvidoria/

Depois de acionada, a prefeitura irá avaliar e posteriormente encaminhar equipes até o local. O acolhimento das denúncias e a averiguação são de responsabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em parceria com os veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome