Prefeitura de Petrolina e HU-Univasf avançam na contratualização de serviços

por Carlos Britto // 27 de outubro de 2023 às 08:30

Foto: Ascom HU-Univasf/divulgação

A atualização da contratualização entre o Hospital Universitário (HU-Univasf)/EBSERH e a Prefeitura de Petrolina, com o intuito de ampliar a destinação de recursos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi o foco principal de uma reunião entre gestores da unidade médica e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã dessa quinta-feira (26). Recepcionado pelo superintendente Julianeli Tolentino e pelos gerentes de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana, o secretário de Saúde João Luís Barreto esteve acompanhado das secretárias executivas Ana Carolina Freire (Atenção à Saúde) e Cássia Maria Feitosa (Gestão em Saúde).

Na ocasião, foram discutidos os indicadores de produção assistencial do HU-Univasf frente às necessidades de atenção à saúde de Petrolina e também dos municípios que compõem a 8ª Região de Saúde de Pernambuco. Entre as discussões relacionadas à repactuação, houve contribuições do chefe da Divisão de Enfermagem, Saulo Xavier, do chefe da Divisão Médica, Pedro Diniz, e do chefe do Setor de Governança e Estratégia, André Camilo Coelho.

O HU recebe mensalmente recursos referentes ao teto financeiro MAC (Média e Alta Complexidade), oriundos do Ministério da Saúde e repassados pelo município de Petrolina. Com o aumento populacional, crescimento da demanda por atendimentos e mudanças inflacionárias, representantes das duas instâncias estão dedicando esforços para revisão do valor de financiamento. Para tanto, foi definido um grupo de trabalho para finalização de um documento oficial que retrate o atual contexto e aponte as necessidades de renovação dos recursos.

Quando o grupo de trabalho concluir a elaboração do documento, até a primeira quinzena de novembro, faremos a análise final e providenciaremos a apresentação junto à EBSERH e ao Ministério da Saúde com a finalidade de obter um incremento financeiro vinculado à contratualização com o município. Isso é muito importante para a sustentabilidade dos nossos serviços, possibilitando atendimentos com maior qualidade“, destacou o superintendente do HU, Julianeli Tolentino.

Diálogo

O secretário João Luís Barreto frisou o bom diálogo entre a gestão municipal e a direção do HU. “Em mais uma oportunidade de diálogo com a gestão do HU-Univasf, estamos repactuando o nosso contrato, sobretudo em um contexto pós-pandemia, bem como defendendo a ampliação do teto MAC por parte do Ministério da Saúde. É mais que necessário discutirmos os números e as metas, indicando-os às esferas federal e estadual, para que tenhamos êxito na composição financeira e estrutural diante da evolução dos serviços prestados na região“, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…