Prefeitura de Juazeiro promove mutirão contra Dengue

por Carlos Britto // 01 de abril de 2009 às 16:38

O prefeito Isaac Carvalho e todos os secretários do município estarão reunidos na continuação das atividades do mutirão contra a Dengue, neste sábado (04/04), no bairro Itaberaba. Devido à situação crítica da doença na Bahia, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde vai se mobilizar mais uma vez, com atividades educativas e de limpeza para impedir que o surto do mosquito aconteça na cidade.

Desta vez, o mutirão contra a doença vai acontecer em Itaberaba, local onde foi registrado que 85% dos mosquitos que voam, são da Dengue (Aedes Aegypti). A ação vai ser comandada – a partir das 8 horas – pela Diretoria de Promoção e Vigilância à Saúde, vai reunir quase 300 pessoas,  e contará com as parcerias das Secretarias de Cultura, Infraestrutura, Desenvolvimento Social e Educação.

A equipe dos Agentes de Endemias realiza todo ano pesquisa para saber os lugares de maiores riscos e traçar estratégias para o combate. Na pesquisa de janeiro a março de 2009 foi registrado que no bairro João Paulo II (local onde já foi realizado o primeiro mutirão) foi registrado índice de infestação de 8,5 %, além de ser constatado que 90% dos mosquitos que voam são da Dengue.

No Itaberaba e no Tabuleiro (terceiro bairro onde vai acontecer o mutirão), foram detectados 5,0% de infestação das larvas, além de outros bairros como: Parque Residencial e Antônio Carlos, por exemplo, que estão em situação preocupante. O índice de infestação deve ser inferior a 1%, pois é o permitido pelo Ministério da Saúde.

Segundo dados do coordenador de Educação em Saúde, Francisco de Assis (Chiquinho), até o momento já foram notificados 28 casos da doença em Juazeiro, sendo somente 10 na Piranga. Destes números, apenas 1 de Dengue clássica foi confirmado em março, sem óbito, no povoado de Campos, zona rural da cidade. “A situação ainda está silenciosa. Estamos fazendo nossa parte, já que ano passado a epidemia aconteceu. Esperamos que a sociedade entenda seu papel de responsabilidade”, chamou atenção Chiquinho.

Prefeitura de Juazeiro promove mutirão contra Dengue

  1. Paulo disse:

    Esse prefeito é SHOW!!!!

    ATITUDE É ISSO AÍ…

  2. Padilha disse:

    É isso mesmo, prevenir é melhor do que remediar.

  3. Feeling disse:

    Muito bem Prefeito, é assim que se desenvolve Juazeiro com uma boa saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *