Prefeitura de Juazeiro encerra programação dedicada ao ‘Outubro Rosa’

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2022 às 09:05

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

Disponibilizando às mulheres uma série de atividades preventivas e de autocuidado em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na rede especializada, na sede e zona rural, a Prefeitura de Juazeiro encerrou no dia de ontem (28) a programação dedicada à Campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero.

Foram ofertadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) ações com profissionais que orientaram as usuárias sobre qualidade de vida, a importância da atividade física e da saúde mental como aliados na prevenção de doenças, como o câncer de mama. Exemplo disso foi o distrito de Itamotinga, onde aconteceu uma caminhada em alusão à campanha, engajando a comunidade na disseminação da informação.

A Policlínica Municipal também preparou uma série de palestras sobre o tema para as pacientes que esperavam atendimento. Vale lembrar que o exame de mamografia pelo município é realizado na Policlínica Regional e não há demanda reprimida para este serviço.

Já nas UBSs do João XXIII e CSU houve atividades de alongamento, aferição de pressão, palestras, entre outros. Na unidade Palmares a programação ocorreu todas as sextas-feiras, com palestras sobre a importância do autocuidado para a saúde das mulheres. A Sesau também promoveu, na noite da quarta-feira (26), uma aula temática sobre o Outubro Rosa na Academia da Saúde, na Orla. O momento reuniu dezenas de mulheres que puderam bater um papo sobre saúde e bem-estar.

Quem se empolgou para participar foi dona Marli Dantas, uma frequentadora assídua do equipamento. “Eu frequento há algum tempo e essas aulas temáticas sempre abordam os temas relacionados à saúde. Dessa vez falou do Outubro Rosa e o câncer de mama, reforçando a importância de cuidarmos da alimentação e da nossa saúde mental, física e espiritual. Depois tivemos atividades físicas e foi maravilhoso, amei. Gostei muito, estão todos de parabéns”, contou dona Marli.

Qualidade de vida

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, ressaltou a importância das ações realizadas em prol da saúde feminina. “Melhorar a qualidade de vida da população é a nossa principal meta, e a saúde da mulher tem recebido atenção especial na nossa administração. Sou mulher e sei da necessidade de atenção, por isso, entre tantas outras coisas, nós prezamos por assistência de qualidade e humana”, enfatizou.

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.