Prefeitura de Juazeiro e governo baiano assinam convênios para beneficiar mais de 100 famílias da zona rural

por Carlos Britto // 02 de julho de 2021 às 08:10

Foto: Pedro Angelo/PMJ divulgação

Em Juazeiro (BA), a prefeita Suzana Ramos e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – órgão do governo do Estado – assinaram no começo da semana dois convênios de cooperação técnica que irão beneficiar 113 famílias da zona rural de Juazeiro. Através do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido pela CAR, as comunidades de Cacimba do Silva, Baraúna, Barra Bonita, Lagoa dos Cavalos, Caldeirão de Canoa, Sertãozinho, Rodeadouro e Santana (todas na região do Distrito de Itamotinga) irão receber investimentos e assistência técnica, formando o Território Rural Novo Sertão.

No primeiro convênio, chamado Área Produtiva, serão ampliados uma unidade de beneficiamento de leite e um aprisco para ordenha de animais. Também serão construídos um galinheiro e uma unidade para higienização e beneficiamento de ovos. O segundo convênio é o Sociocultural, que prevê capacitações e treinamentos para os trabalhadores da agricultura familiar, aquisição de uma motocicleta, notebook e datashow para as atividades do agente comunitário rural (ACR), que atuará como um articulador entre o programa e as comunidades.

Esses dois convênios vão trazer inúmeras melhorias para as comunidades do interior e para nosso município. É mais uma parceria que estamos firmando, com objetivo de melhorar a vida do povo juazeirense, pois sei o quanto é importante o incentivo e assistência para potencializar a vida de quem mora no interior“, destacou Suzana Ramos.

Essa é a primeira vez que a CAR fecha essa parceria com a Prefeitura, com um investimento somado para os dois convênios que chega a quase R$ 450 mil. “Esses investimentos irão alavancar a renda dessas 113 famílias, cerca de 500 pessoas. Além de investimentos, com a adesão da Prefeitura de Juazeiro nessa parceria, estamos também levando assistência técnica para os agricultores familiares poderem ir mais longe”, explicou o chefe de escritório do projeto Pró-Semiárido, Sérgio Luiz Amim.

Cadeia produtiva

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) ficará encarregada de selecionar os técnicos que prestarão assistência às comunidades que serão beneficiadas. Uma das metas da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e a CAR é instituir o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para os ovos e produtos derivados do leite produzidos pelos agricultores familiares do Território Novo Sertão. Esse selo garante que a fabricação atende aos parâmetros higiênico-sanitários vigentes e que os produtos foram fiscalizados e possuem qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *