Prefeitura de Juazeiro alerta para preservação de mudas de árvores nativas

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2022 às 06:40

Foto: PMJ

Após o plantio de novas mudas de espécies nativas em diversos pontos da Juazeiro (BA), como parte do projeto “Jua Arborizado”, e algumas já terem sido danificadas ou retiradas dos canteiros, a Prefeitura Municipal decidiu emitir um comunicado solicitando que apopulação denuncie caso presencie algo do tipo.

Ainda segundo a gestão, esse ato pode se enquadrar no artigo 49, da lei 9.605/98 (direcionada a crimes ambientais) ou, dependendo do valor da planta, se encaixa no texto relacionado a furto (artigo 155, do Código Penal) e pode ainda ser considerado um crime de dano (artigo 163, do Código Penal), se a intenção do agente for simplesmente destruir o local.

Para a educadora ambiental, Thalita Carvalho, as árvores só trazem benefícios como sombra, flores e frutos, ajudam a renovar o ar, além de embelezar o meio ambiente. Durante a primeira etapa do projeto “Jua Arborizado”, já foram doadas e plantadas mais de mil mudas de espécies como Mini Flamboyant, Ipê-de-Jardim, Pata-de-Vaca, Caraibeira, Catingueira, Ipê-Roxo, Ipê-Rosa, Jacarandá-Mimoso, Folha de São João e Umbuzeiro. O projeto terá continuidade a cada dois meses.

Quem se interessar em obter uma muda, também pode procurar a equipe ambiental da Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pedir informações pelo telefone (74) 3612-3581.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *