Prefeitura acata decisão do Condema e reordena Orla de Petrolina

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2009 às 22:00

Em reunião no mês de janeiro, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) de Petrolina, deliberou algumas ações, uma delas é o reordenamento ambiental da Orla Fluvial da cidade, prevista para começar depois do carnaval. As outras decisões dizem respeito à implantação do Programa Prefeitura Participativa, atuação da fiscalização no combate à poluição visual, o cadastramento de famílias para avaliação do déficit habitacional do município, oportunidade também de angariar programas habitacionais através da Caixa Econômica e do Governo Federal e a capacitação de agentes do Meio Ambiente.

Assim, aparados na legislação ambiental, obedecendo às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente e as Leis Ambientais, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Planejamento executará, a partir de março, as ações definidas pelo Conselho Municipal, começando pela execução dos trabalhos de monitoramento das árvores existentes na orla I e II da cidade. “Esta ação foi definida de acordo com o parecer técnico do Ibama/PE nº. 049/05. Já deveria ter sido realizada desde 2005”, frisa Geraldo da Silva Junior, secretário de Planejamento.

Todo o trecho da área urbana na Orla de Petrolina é compreendido de espécies exóticas (leucena, mamoneiras e algarobeiras), plantas invasoras e bastante úmidas, a última imprópria para a região nordeste brasileira, salvo lugares com a economia voltada à pecuária, já que as algarobas têm nutrientes importantes para animais leiteiros. Por isso, serão substituídas paulatinamente por plantas nativas, como: ingazeiras, mariseiros, muquéns e juaís.

Além da recuperação da mata ciliar na orla, serão feitas a poda inferior dos galhos em acessos das árvores preservadas, limpeza da faixa lindeira (próxima ao cais), retirada de toda a poda para evitar a queima ilegal e preservação da vegetação rasteira, que contribui na sustentação do solo evitando erosão.

O reordenamento da Orla I e II está prevista para começar depois do carnaval com prazo de oito dias para a conclusão da ação.

Fonte: Ascom prefeitura de Petrolina

Prefeitura acata decisão do Condema e reordena Orla de Petrolina

  1. Francisco disse:

    Quem é o Biólogo responsável e o número de seu CRBio. Arquiteto faz prédio não planta árvores. Em Petrolina arquiteto se mete a plantar árvores qualquer dia desses alguém pode responder processo ao IBAMA por plantar plantar venenosa em área urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.