Isaac discute mobilidade urbana com entidades sociais de Juazeiro

5

Juazeiro- reuniãoO prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, reuniu-se na última quinta-feira (5) com a Comissão de Mobilidade Urbana da cidade – formada por militantes da União da Juventude Socialista (UJS), presidentes de associações de bairros, lideranças comunitárias e sindicais – para discutir a questão do transporte público no município.

Representando a sociedade civil, a comissão apresentou ao prefeito a proposta do Bilhete Único para os usuários dos ônibus que trafegam nas linhas urbanas, além da criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e do Sistema Municipal de Transporte Público. Para o presidente da UJS, José Manoel dos Santos, o ‘Zezinho’, a iniciativa é embasada no clamor popular por um transporte público de qualidade.

“Essa é uma proposta que visa a tornar o sistema autofinanciado e viabilizado, trazendo toda a sociedade para se inserir nesse processo e assim efetivamente melhorarmos a qualidade desse essencial serviço”, destacou.

A comissão apresentou um levantamento o qual aponta apenas 6% dos juazeirenses utilizando o chamado transporte coletivo, em virtude do alto custo e da precariedade dos ônibus. “Com a criação do Fundo aumentaremos o número de usuários porque o sistema será ampliado e melhorado sob a administração do poder público, que receberá o valor do bilhete e fará a remuneração por quilômetro rodado à empresa”, explicou o gerente de Juventude, Stallone Araújo.

Isaac relatou que o objetivo do governo é transformar a proposta do projeto em ação. “Após uma ampla discussão do poder público com a sociedade civil organizada transformaremos o projeto em Lei e o encaminharemos à Câmara para aprovação”, concluiu. As informações são PMJ. (Foto/divulgação)

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Britto, Andei por esses dias em Juazeiro, e observei a cidade bem servida em transporte coletivo ao contrario de Petrolina que infelizmente vivemos num clima de incertezas pois quando saímos de casa em direção ao ponto de onibus não sabemos ao certo se vamos chegar aos nossos destinos, se o onibus vai passar e se vai passar não vai quebrar no meio do caminho, já que nós moramos na parte norte da cidade onde somos servidos pela morta Petrolina. Pra quem mora na area servida pela Joalina nem tanto porque quando se quebra um onibus na linha vem logo outro e os passageiros não ficam no prejuízo, o prefeito deveria aceitar que a Joalina rodasse na cidade inteira. Mas em Juazeiro, achei, o que realmente falta é a melhoria das vias de acesso aos bairros que estão mal conservados, alias só a Joalina e Joafra mesmo pra rodar em umas ruas daquelas, essa semana eu soube que um ônibus novo está custando a bagatela de cerca de R$ 300.000,00 imagine Britto, uma pessoa, comprar um onibus nesse valor pra rodar em meio a buraqueira e a lama, mas ao que parece a Joafra e Joalina tem compromisso com o povo de Juazeiro e onde ela roda, porque aqui também as estradas onde ela roda deixam muito a desejar, e eles fazem das tripas coração pra atender bem a comunidade juazeirense como a petrolinense. Nessa questão de transporte coletivo Juazeiro está dando de 10X5 em Petrolina, só não é de 10X0 porque a Joalina que serve aos bairros de José e Maria, D. Avelar, Loteamento Recife e Vila Marcela e a Joafra no Caxiado respondem pelos 5 pontos, enquanto isso do outro lado da cidade só promessas que já vão completar 02 anos em Setembro. Britto é bom lembrar que uso onibus durante 04 dias na semana para ministrar minhas aulas.

    Abraço

    Prof. Carlos Augusto Andrade

  2. Não sei o que mais duro ler, se mais esta piada da prefeitura de Juazeiro, uma prefeitura inoperante! Um absurdo! Ou esse comentário comparando Petrolina a Juazeiro. Como as pessoas estão sem referência! Que coisa!

  3. Britto, penso que além de relapso o nosso prefeito tem se mostrado limitado em seus conceitos, pois mobilidade não pode e não deve se restringir ao transporte público do município, que por sinal e vias de fato mostra-se mais que uma vergonha, já que consta aos olhos e ouvidos de todos que somente há uma empresa de ônibus em nossa digníssima Juazeiro-BA que além de cobrar preços absurdos para a realidade local, apresenta em sua frota ônibus sucateados e profissionais cada vez mais insatisfeitos que tratam ou tendem a tratar os usuários deste serviço com a mesma qualidade dos serviços desta empresa.
    Para além disso, não adiante discutir mobilidade urbana nesta cidade, se ao menos temos vias de escoamento de transito, pois ao que me consta, como usuária deste serviço, a impressão que fica é que nossa cidade é replica perfeita da Lua devido a tantos buracos.
    Gostaria de sugerir aqui, depois desse pequeno desabafo, que a gestão dessa cidade procure pesquisar em sentido amplo os sentidos e significados da palavra mobilidade, já que até para andar a pé é difícil.

  4. Caro Carlos, sou moradora de Juazeiro e usuária da Joalina e Joafra há mais de dez anos e gostaria de saber, onde e quando você viu esta cidade bem servida de ônibus? Já que para se chegar a qualquer lugar gasta-se uma hora, uma hora e meia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome