O município de Trindade, no Sertão pernambucano, usou tecnologia para mudar a realidade da cidade e de seus habitantes. A implantação de uma rede de internet sem fio gratuita provocou mudanças estruturais e sociais antes impensadas. Para ter acesso ao benefício, a única exigência é que os moradores estejam em dia com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A iniciativa gerou retorno econômico para o município. Segundo o prefeito, Gerôncio Figuêiredo, desde a implantação da rede, há cerca de três anos, a arrecadação do IPTU aumentou 40%. “Para ter acesso à internet, as pessoas dependiam da conexão discada por telefone ou outro meios mais caros. Por isso, as pessoas se interessaram pelo projeto e passaram a pagar o imposto”, afirma o prefeito na matéria do JC online.
A ideia da rede sem fio, de acordo com Figuêiredo, surgiu depois de uma parceria do município com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os efeitos da internet foram além da economia e da praticidade. De acordo com o prefeito, a existência da rede na cidade, atraiu universidades a distância. Também possibilitou a implantação de laboratórios informatizados com acesso a internet em todas as escolas municipais da zona urbana do município e duas lan-houses públicas, de onde se pode acessar a internet de graça.



Quem oferece Internet grátis é o prefeito ou a PREFEITURA?
Olha a promoção pessoal…
Por que as prefeituras de Juazeiro e Petrolina, que se consideram cidades tão desenvolvidas, não fazem o mesmo?!!?
Será que é para não deixar a população mais carente ter mais acesso a informação e, dessa forma, refletir mais sobre o que está acontecendo nessas duas cidades atualmente?!