Prefeito de Exu (PE) é criticado por transformar administração em ‘cabide’ de empregos de sua família

49

exu/Foto divulgaçãoMais um caso de nepotismo explícito atinge uma prefeitura do Sertão pernambucano. Desta vez o fato ocorre no município de Exu, no Araripe.

Por lá o prefeito Léo Saraiva (PTB) é criticado por transformar a administração municipal num grande ‘cabide’ de empregos para seus familiares.

Antes mesmo de nomear seus parentes, o atual gestor já tem como vice Francisco Pinto Saraiva, o ‘Chico’ Pinto – que é tio de Léo.

Na prefeitura, a família Saraiva tem mais representantes: a Secretaria de Ação Social é ocupada por Maria do Socorro Pinto Saraiva (tia do prefeito), a de Agricultura está nas mãos de Severino Saraiva Bezerra (tio)e a pasta de Obras é comandada por José Pinto Saraiva Júnior (irmão do prefeito)

Outras três pastas são ocupadas por primos legítimos de Léo – a de Transportes, comandada por Hemerson Jorge Saraiva Peixoto; a de Desenvolvimento Urbano, por Mychel Anderson Pinto Saraiva Cordeiro; e a de Saúde, por Ana Maria Saraiva Peixoto. O Blog reserva espaço ao prefeito Léo ou algum representante do município para comentar o assunto.

49 COMENTÁRIOS

    • caro emerson venho atraves deste comunicado diser lhe que não foi de meu agrado o senhor pronunciar que na proximas eleições eu tenha que tomar vergonha na cara por ter escolhido representantes tão capacitados para cada cargo exercido porém deixa em aberto a vaga a qualquer cidadão capacitado para o mesmo e vc for capacitado para qualquer um dos cargos que os mesmos citados ocupa nos procure estamos
      precisando de vc.

  1. TEM QUE SE DAR O EXEMPLO DE DEMOCRÁCIA E CASSAR O MANDATO DESSE PREFEITO, IMPETCHEMAN NELE, CADÊ OS VEREADORES DE EXÚ, CADÊ A OPOSIÇÃO DE EXÚ, O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE INTERVIR, ISSO É MATÉRIA PARA OS PRINCIPAIS JORNAIS TELEVISIVOS DO PAÍS. UMA VERGONHA, UMA CIDADE COMO EXÚ COM UM PREFEITO DESSA NATUREZA.

  2. TOMARA QUE AS AUTORIDADES VEJAM ESSA MATÉRIA E TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, AÍ VOU ACREDITAR QUE EXISTE DEMOCRACIA DE VERDADE NESSE PAÍS PORQUE ISSO JÁ FAZ TEMPO QUE ACONTECE EM EXU.

  3. Mesmo assim, esse grupo político, digo, do prefeito Léo Saraiva, realizou os três únicos concursos públicos da história política do Exu. Parabéns ao grupo e ao povo do Exu, que democraticamente podem concorrer a um cargo público independentemente de ser da família ou não. Digo mais, nunca conhecei administração em Exu onde os cargos de secretariados fossem diferentes.
    Vamos comentar sobre o concurso? O povo tá sendo chamado para assumir os cargos a que foram aprovados….

    • Caro Isa Apolinário. Você disse que o povo estar sendo chamado para assumir os cargos, mais o prefeito, ele é obrigado a chamar, ou seja, e dever dele, e caso não faça isto, ele é indiciado como improbidade administrativa, e mesmo assim, caro amiga, infelizmente ele ate o presente momento, ainda não chamou todos os concursados, existindo algumas pessoas contratadas para o cargo e sem chamar o concursado que de direito o tem.
      E também so fez este concurso porque foi obrigado pelo ministerio publico.

  4. isso já vem acontecendo a mais de 40 anos atrás Exu sempre foi adminintrados pelas familias do candidato que ganham do lado e do lado B! Engraçado por que só estão vendo agora?

  5. Minha Gente! O prefeito está totalmente acobertado pela lei!
    Pois saibam que esses cargos mencionados são todos CARGOS POLÍTICOS! Tendo em vista que a Súmula Vinculante nº. 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), não se aplica aos cargos considerados “políticos”, mas apenas aos de segundo escalão em diante, os chamados cargos em comissão, de confiança e de função gratificada.

  6. gostei da critica, mas acho que antes de vc criticar deveria ter se enformado mais, pois todos os citados no texto possuem qualificação suficiente para os cargos que estao exercendo … nao estao la por que sao familiares e sim por terem competencia….
    pra mim isso lhe foi informado pela oposiçao que so que derrubar o partido alei…..

  7. Mas esse povo que estão ai na prefeitura podem mais do a Lei, pois as autoridades competentes, já sabem que desde o 1° mandadto de Zilclécio Saraiva a 20 anos atraz que se repete esta mesma realidade e as providências não são tomadas.

  8. Concurso ele tem que fazer mesmo…Alias não feez mais que sua obrigação!Só Exu mesmo pra se ver tamanho absurdo!!!!Acorda Exu.Ainda esqueceram do tio dele “seu Zilclecio”que é secretário de finanças.

  9. Das várias secretárias apenas uma não é ocupada por parentes do prefeito, familia competente esses saraivas. Os demais eleitores do prefeito pelo visto, ficaram apenas com as migalhas. A tal de Isa deve ganhar apenas para defender, é deprimente.

    • VEJA PORQUE SARAIVA PINTO E SARAIVA BENTO, GOVERNO SARAIVA BENTO 2005 A 2008, SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO – JAELSON BENTO IRMÃO DE JAILSON, SEC. DE FINANÇAS JUNIOR DE BEBA PRIMO DE JAILSON, SEC. AÇÃO SOCIAL VALMA MULHER DE JAILSON, DIRETOR DE ESPORTES OSMAR BENTO IRMÃO DE JAILSON, CHEFE DE TRIBUTOS ANINHA CUNHADA DE JAILSON, COMISSÃO DE LICITAÇÃO JUNIOR BOBA IRMÃO DE JAILSON.

      GOVERNO SARAIVA PINTO 2013 A 2016, SEC. ADM. ZILCLEIO TIO DE LEO, SEC. FINANÇAS FERNANDO MOURA PRIMO DE LEO, SEC. AÇÃO SOCIAL COCA TIA DE LEO, DESENVOLVIMENTO URBANO MYCHEL PRIMO DE LEO, SEC. OBRAS JUNIOR IRMÃO DE LEO, SEC. SAUDE ANINHA PRIMA DE LEO, SEC. TRANSPORTES MEME PRIMO DE LEO.
      PORTANTO SE CORRER E BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME.

  10. SÓ SEI DE UMA COISA POVO DO EXÚ, ESSES COMENTÁRIOS ESTÃO SENDO VISTOS MUNDIALMENTE E COM CERTEZA NÃO REPERCUTIRÁ BEM PARA A IMAGEM DO PREFEITO E DOS EMPOSSADOS EM CARGOS DE CONFIANÇA QUE SÃO SEUS FAMILIARES. PREFEITO FAÇA UMA LIMPEZA RECUPERE SUA CONFIANÇA PARA COM O POVO.
    ESTOU NOS EUA E VENDO ESTUPEFATO ESSAS NOTICIAS.
    E AINDA TEM ESSAS ISAS DA VIDA QUE VEM COM SEU PORTUGUÊS DE 10º CATEGORIA DEFENDER PREFEITO E FALAR DE CONCURSO, ISSO É OBRIGAÇÃO DELE, VCS VOTARAM NELE, ABRAM OS OLHOS.

  11. essas pessoas que estão preocupados com os funcionários parente do prefeito, sem duvidas, na gestão do Sr. Jailson B. eram funcionarios que hoje estão desocupados inconformados e que queria está no lugar dos parentes de Leo trabalhando também. vão procurar o que fazer ……………………………………………

    • Sorte deles que estou aqui no Paraná, pois se eu estivesse aí nessa cidade onde nasceu meu pai, eu iria mostrar para vcs oque e ser um Apolinário….só iria ficar nos cargos em comissão esses parentes se o CNJ se omitisse.

  12. Não estamos falando de politico A ou B , tudo bem que realmente em nosso município todos os prefeitos eleitos colocaram pessoas de suas famílias. Porém sendo muito errado, antijuridico, ílicito chegando a ser imoral, é um desrespeito com a população, que tola, cada um só pensa em si, NEPOTISMO tem que ser combatido, assim como o PARTIDARISMO . É justamente por causa dessas e outras coisas mais, que a nossa cidade não evolui, encontra-se no lixo e vai morrer no lixo, a não ser que a própria população começe a ter pelo menos um mínimo que seja de consciência, e não queira acobertar as coisas erradas de um prefeito, pq esta sendo beneficiado com ele na prefeitura. Os cargos de confiança como os de secretário por exemplo, tem que nomear pessoas capacitadas, qualificadas, e não a pessoas apenas por serem da família. Favorecendo assim apenas os parentes ou só quem votou declradamente, de forma alguma, o prefeito é para todos. E outra a questão do concurso e de tudo que ele fizer pela cidade, ele não esta fazendo mais do que a OBRIGAÇÃO. O nepotismo é uma afronta à profissionalização da gestão, e quem não sabe do assunto e fica defendo algo errado, aconselho que se informe primeiro, lendo por exemplo o art. 37 da Constituição Federal;13ª Súmula Vinculante, aprovada em 21 de agosto de 2008, STF. Além de vários principios como o da moralidade e da impessoalidade por exemplo, fora tantos outro artigos de nossa Constituição.
    E aos vereadores, só peço que acordem, façam valer os votos que foram depositados em vocês, pois essa competência cabe a vcs, como também ao Ministério Público.

    • o prefeito demorou a convocar o pessoal do concurso i ainda só chamou uma secretaria!q ano será a proxima secretaria em pessoal de exú ?vcs tem alguma informação?

  13. é interessante o povo se conforma em dizer: “porque só estão vendo agora?…. é porque eles têm qualificação…..e o concurso?…. Um absurdo as pessoas de Exu, continuam se conformando. Independente de lado político isto não pode existir. Que qualificação é essa que estas pessoas tem? NENHUMA. Concurso? Uma empresa de reputação duvidosa organizou o certame. FALA SÉRIO! ACORDA EXU, deixa de trocar voto por dindin, boca branca ou boca preta, TOMEM VERGONHA, A CIDADE NÃO CRESCE!

  14. Fala-se de fraudes e desvio de verbas em todos os municípios brasileiros. No Exu é diferente. Vota-se num candidato e outro é o prefeito. Juiz não aceita recontagem de votos. Juiz passeia com candidato a prefeito num mesmo carro sendo namorado da prima do profeito candidato. Um juiz assim não pode presidir uma eleição. Está explicado a vitória de Leo Saraiva por um voto de diferença. É sem dúvida um resultado arranjado. Por outro lado, um político com direitos cassados é secretário de administração. Se ele foi cassado, não poderia está à frente de uma secretaria tão importante. Mas no Exu tudo é possível porque pelo visto, esse município não é brasileiro. Prefeito que atrasa pagamentos; que ayravés de laranjas compra fazendas, carros e tantas outras coisas, não poderia ser reeleito, mas o poder é do povo e este mesmo povo decidi por reelegê-lo. Agora é comer garrancho seco e assistir a família Pinto Saraiva comer filé. As festas realizadas são alimento e água para a população. Só não se sabe onde estão as contas reprovadas pelo TCE que nunca chegaram à Câmara Municipal para serem votadas pelos vereadores. Alguém as engavetou em Recife para não virem a Exu. Com certeza há políticos fortes segurando esta bomba que sem estourar está causando tanto mal a população exuense. Outra verdade absoluta é que a política partidaria e justiça andam de mãos dadas e quando o político rouba, os juizes desembargadores dividem o bolo. Enquanto isso, o tempo passa e o eleitorado fica esperando ação de uma justiça que só pensa em ganhar dinheiro para legalizar crimes. Basta ter a borracha para apagar a lei que tudo pode e essa borracha, com verteza, Leo Saraiva e Zilclécio tiveram com facilidade para pagar as grandes quantias exigidas pelos tribunais para inocentá-los. Como no Exu não há oposição, tudo pode acontecer.

  15. Citaram ai a sumula vinculante 13 e ela não permite a contratação de Parentes, assim como a Constituição Federal, que preza pela impessoalidade e pela Moralidade, independente de quem estiver no governo. A Algum tempo atrás não se aplicava o disposto na sumula e existia diversas interpretações, vindo assim a sumula dirimir as duvidas.

    Súmula Vinculante 13
    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

    Quanto a historia da Nomeação para cargo político, não afasta aplicação da súmula sobre nepotismo, conforme o próprio STF
    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=309934
    e ja aplicando o entendimento constitucional houve um julgado em Pernambuco minha gente. A prefeita de uma cidade chamada São José da Coroa Grande, pesquisem.
    Ninguém aponta que as pessoas são ou não competentes, apontam que NÃO PODE!

  16. O vergonha ver essas barbaridades acontecerem na cidade ondem meu pai nasceu, Valdeci Apolinário da Silva filho de Antônio Apolinário da Silva, meus parentes já diziam das coisas erradas que a muito tempo aconteciam, e vi que o povo infelizmente não aprendeu a votar mesmo. Se Deus quiser um dia visito essa cidade para ver de perto. Claudeci Apolinário da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome